Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, demostraram em um estudo, publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, que os homens que consomem uma grande quantidade diária de leite não têm maiores riscos de desenvolver uma doença cardíaca do que aqueles que consomem pouco leite. Na verdade, os que bebem bastante leite apresentam uma menor probabilidade de morrer de qualquer doença - incluindo câncer - comparando-se com os que não bebem leite, possivelmente porque essas pessoas também apresentem uma menor probabilidade de fumar, beber, ou ter outros hábitos não saudáveis.
O estudo, que durou 25 anos, mostrou que os homens que consumiram cerca de 1 pint (que equivale a 0,569 litros) de leite por dia apresentaram uma menor probabilidade de morrer de qualquer doença durante o período observado do que aqueles que consumiram pouco ou nenhum leite.
"No passado, o consumo de leite era bastante estimulado. Mais recentemente, ele tem sido desencorajado por causa das preocupações relacionadas à sua gordura. Nós não descobrimos nenhuma evidência de que o consumo de leite está associado com o aumento do risco de morte por doenças coronarianas ou por qualquer outro tipo de doença", disseram os pesquisadores. No entanto, o autor do estudo, Andy Ness, recomendou que as pessoas substituíssem o leite integral pelo leite com baixo ou nenhum teor de gordura, a fim de reduzir a ingestão de gordura saturada.
Ness e seus colegas acompanharam mais de 5,7 mil homens da Escócia, com idade entre 35 e 64 anos, durante um período de 25 anos, avaliando suas dietas, seu estilo de vida, sua saúde, bem como fatores econômicos e sociais. Cerca de 3% dos homens bebem mais do que 1,3 pints (0,739 litros) de leite por dia, cerca de 52% bebem de 0,3 pints a 1,3 pints (0,170 a 0,739 litros) de leite e 46% bebem menos do que 0,170 litros de leite por dia.
Levando-se em consideração muitos fatores, como o status sócio-econômico e outros relacionados ao estilo de vida, os consumidores de leite apresentaram uma menor probabilidade - cerca de 8% a 10% - de morrer de doenças cardíacas ou de qualquer outro tipo de doença durante o período do estudo.
O estudo não pesquisou porque o leite pode proteger a saúde, mas os pesquisadores especulam que o cálcio pode promover uma ação contrária aos efeitos de obstrução das artérias causado pelas gorduras saturadas. Ness explicou que já foi demonstrado que o cálcio tem um papel importante na manutenção da pressão arterial.
Além disso, a pesquisa mostrou que as pessoas que bebem leite também têm, de maneira geral, um estilo de vida mais saudável. Aqueles que consomem leite regularmente tendem a fumar menos, beber menos bebidas alcoólicas e apresentar um melhor funcionamento geral do pulmão.
Fonte: Reuters Health, adaptado por Equipe MilkPoint
Estudo mostra que o consumo de leite não aumenta o risco de doenças cardíacas
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.