ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialistas defendem uso de colostro animal em alimentação humana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/11/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Especialistas ouvidos nesta quinta-feira (19) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural defenderam a utilização do colostro animal para fins de consumo humano. O colostro é o leite de baixo volume produzido pelos mamíferos nos primeiros dias de amamentação pós-parto.

A especialista em regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fátima Braga, relatou diversas experiências da utilização desse leite no mundo. Segundo Braga, no Canadá, por exemplo, a substância é caracterizada como alimento tipo medicinal. Na Austrália e na Nova Zelândia, o colostro também é permitido. No Brasil, no entanto, o consumo humano desse líquido é proibido.

Na visão da médica veterinária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater), Mara Helena Saafeld, o país perde com a proibição. Ela afirmou que o líquido é desperdiçado no Brasil, mas poderia alimentar muitas pessoas que hoje passam fome.

Legislação antiga

Saafeld disse também que a legislação que proíbe a utilização do colostro no Brasil, da década de 50, é muito retrógrada.

"Essa proibição deve-se ao fato de problemas tecnológicos. Eu não posso misturar um produto que tem um ponto de pasteurização diferente. Se eu pasteurizo o colostro na mesma temperatura do leite, vai coagular. E isso deve ter causado, lá por 1940, muitos problemas tecnológicos, quando começou a pasteurizar, quando começou a se usar o leite barriga mole, que ainda temos hoje no Brasil”, disse.“E deveria então, na nossa legislação, dizer isso: que não se pode misturar colostro ao leite, mas não que é proibido.”

Medicamentos

Ainda segundo a veterinária, o colostro pode ser usado na indústria de suplementos e de medicamentos, no tratamento de doenças gastrointestinais e como estimulante do sistema imunológico.

O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que solicitou a audiência pública sobre o tema, disse que vai agendar em janeiro uma reunião com órgãos competentes e especialistas para estudar mais a fundo possíveis mudanças na legislação. 

As informações são do Jornal do Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures