EPAMIG lança manual gratuito sobre a fabricação de queijo minas artesanal

A EPAMIG, empresa vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), lançou durante o Minas Láctea 2019 o manual técnico "Queijo Minas Artesanal: principais problemas de fabricação", disponível para download gratuito.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 7

A EPAMIG, empresa vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), lançou durante o Minas Láctea 2019 o manual técnico “Queijo Minas Artesanal: principais problemas de fabricação”, disponível para download gratuito. O texto foi elaborado a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora. O objetivo do manual é auxiliar os produtores de queijos minas artesanais para que a produção resulte em mais benefícios tanto para o produtor quanto para o consumidor.

Entre os tópicos abordados em mais de quarenta páginas de manual estão as características dos queijos artesanais mineiros, a qualidade do leite, orientações para identificação dos principais defeitos apresentados pelos queijos artesanais, bem como ações para prevenção e recomendação de boas práticas na obtenção do leite e na fabricação dos queijos.
 
De acordo com o chefe-geral da EPAMIG ILCT, Cláudio Furtado, a tradição da fabricação dos queijos artesanais em Minas é algo que deve ser preservado, mas é preciso pensar nos modos de fabricação. “Queremos destacar a grande importância do acompanhamento do estado sanitário do rebanho e da qualidade dos produtos, sem, entretanto, interferir demasiadamente nos processos de modo a preservar os valores e as tradições desta atividade”, destaca.
 
A declaração dada por Cláudio explicita a necessidade de se preservar a tradição de produção de produtos artesanais no estado, mas com foco em melhorias. Para o professor, as novas gerações estão à procura de novas formas de alimentação com mais segurança. Nesse sentido, os queijos artesanais se destacam como um produto de grande potencial para a economia do estado.
 
“Considerando as características das diversas regiões de Minas, percebe-se que o potencial de inovação em queijos artesanais é muito grande, seja na diversificação, design e maturação, uma vez que o mercado está ávido por esses produtos”, finaliza Cláudio.
 
 
As informações são da EPAMIG.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 7

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Esther Rangel Rodrigued
ESTHER RANGEL RODRIGUED

SÃO FIDÉLIS - RIO DE JANEIRO - ESTUDANTE

EM 18/02/2021

Já está a venda dos produtos da Cândido Tostes principalmente o queijo minas padrão .
joão jorge Restum Siqueira
JOÃO JORGE RESTUM SIQUEIRA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/10/2019

achei interessante, vi a reportagem no globo rural, e estou com vontade de aprender, para ensinar o meu irmão, que está trabalhando com tirada de leite para fabricação de queijo, em um sitio na cidade de Santa Maria Madalena/rj, e não anda acertando com a boa feitura do queijo minas.
Qual a sua dúvida hoje?