ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EPAMIG lança manual gratuito sobre a fabricação de queijo minas artesanal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/07/2019

1 MIN DE LEITURA

2
7

A EPAMIG, empresa vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), lançou durante o Minas Láctea 2019 o manual técnico “Queijo Minas Artesanal: principais problemas de fabricação”, disponível para download gratuito. O texto foi elaborado a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora. O objetivo do manual é auxiliar os produtores de queijos minas artesanais para que a produção resulte em mais benefícios tanto para o produtor quanto para o consumidor.

Entre os tópicos abordados em mais de quarenta páginas de manual estão as características dos queijos artesanais mineiros, a qualidade do leite, orientações para identificação dos principais defeitos apresentados pelos queijos artesanais, bem como ações para prevenção e recomendação de boas práticas na obtenção do leite e na fabricação dos queijos.
 
De acordo com o chefe-geral da EPAMIG ILCT, Cláudio Furtado, a tradição da fabricação dos queijos artesanais em Minas é algo que deve ser preservado, mas é preciso pensar nos modos de fabricação. “Queremos destacar a grande importância do acompanhamento do estado sanitário do rebanho e da qualidade dos produtos, sem, entretanto, interferir demasiadamente nos processos de modo a preservar os valores e as tradições desta atividade”, destaca.
 
A declaração dada por Cláudio explicita a necessidade de se preservar a tradição de produção de produtos artesanais no estado, mas com foco em melhorias. Para o professor, as novas gerações estão à procura de novas formas de alimentação com mais segurança. Nesse sentido, os queijos artesanais se destacam como um produto de grande potencial para a economia do estado.
 
“Considerando as características das diversas regiões de Minas, percebe-se que o potencial de inovação em queijos artesanais é muito grande, seja na diversificação, design e maturação, uma vez que o mercado está ávido por esses produtos”, finaliza Cláudio.
 
 
As informações são da EPAMIG.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ESTHER RANGEL RODRIGUED

SÃO FIDÉLIS - RIO DE JANEIRO - ESTUDANTE

EM 19/02/2021

Já está a venda dos produtos da Cândido Tostes principalmente o queijo minas padrão .
JOÃO JORGE RESTUM SIQUEIRA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/10/2019

achei interessante, vi a reportagem no globo rural, e estou com vontade de aprender, para ensinar o meu irmão, que está trabalhando com tirada de leite para fabricação de queijo, em um sitio na cidade de Santa Maria Madalena/rj, e não anda acertando com a boa feitura do queijo minas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures