ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa/RO orienta para controle de mosca-dos-chifres

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/10/2012

1 MIN DE LEITURA

1
0
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) orienta o combate à infecção dos bovinos por mosca-dos-chifres para a primeira quinzena de outubro e a última de março. De acordo com a pesquisadora da unidade de Rondônia Lucia Brito, realizar o tratamento no início do período de chuva é essencial para controlar a população do inseto e, assim, os casos de infecção de animais.

De acordo com a pesquisadora, o risco de infecção ocorre em todo o ano. Entretanto, o período chuvoso é mais propício porque as moscas se desenvolvem no bolo fecal do bovino. No período quente do ano, as fezes dessecam mais rapidamente e dificulta o desenvolvimento da mosca-dos-chifres. Em duas semanas o inseto passa da fase de larva para a adulta.
A pesquisadora Lucina Brito coordena uma pesquisa na Embrapa Rondônia para identificar o nível de resistência das moscas aos principais inseticidas utilizados para o controle de insetos, causado pelo tratamento desnecessário.

Como alternativa de controle das moscas está o desenvolvimento do besouro conhecido como rola-bosta. Segundo a pesquisadora, esse inseto quebra o bolo fecal propiciando a entrada de luz nele, o que atrapalha o desenvolvimento das larvas, pois as bactérias que servem de alimento para as moscas são destruídas pela claridade.

Os touros são os mais afetados pela infestação da mosca, seguido por bois castrados e vacas. O estresse causado pelos insetos faz com que os bovinos não se alimentem adequadamente, o que causa perda de peso e menor produção de leite.

"Com esse controle garante-se também que os produtos provenientes desses rebanhos estejam livres de contaminações químicas por inseticidas, além da diminuição dos custos para os produtores", explica.

A matéria é do Mapa, adaptada pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MILTON MINORU OGSUKO CHUI

VILHENA - RONDÔNIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 11/10/2012

Se realizarmos o controle no periodo da seca nao seria melhor? Pois com o dessecamento das fezes o ciclo das moscas serial comprometido e o controle da populacao seria afetada, diminuindo a populacao das moscas e com o ciclo evolutivo maior o USO de produtos quimicos seria menor.
MilkPoint AgriPoint