Serão premiados os estudantes vencedores de redações e desenhos sobre o Projeto Saúde Brasil, realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e Tortuga Cia. Zootécnica Agrária. Na mesma ocasião, será agraciado o primeiro colocado no Concurso de Redação Embrapa/MEC/TV Escola, categoria de 5a a 8a séries, com o tema "Diversidade alimentar do povo brasileiro". O Prêmio de Redação Embrapa/MEC/TV Escola é realizado em todo o Brasil.
Além da Embrapa Pecuária Sudeste e Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, deram apoio ao Projeto Saúde Brasil deste ano a Prefeitura Municipal de São Carlos, EPTV-Emissoras Pioneiras de Televisão, Unimed/São Carlos, Leite Salute (Descalvado/SP), RadiumSystems, Supermercados Extra, ParqTec, RodTur Turismo, Sebrae/SP/escritório São Carlos, MVO e 3WT Web WorldTech.
O Projeto Saúde Brasil - Evento Leite, que realizou em 2002 sua sexta edição, promove visitas de cerca de 5 mil alunos de Primeiro Grau à Embrapa Pecuária Sudeste, previamente organizados e divididos em grupos de 500 a 600, onde as crianças recebem orientação e explicações sobre as etapas da produção de leite e sobre as qualidades nutritivas deste alimento. Os alunos têm a oportunidade de ver a ordenha mecânica - higiênica e sem nenhum contato manual - brincar com bezerros e observar a alimentação dos animais. Também assistem a uma peça de teatro/circo, feita por artistas profissionais, onde são reforçadas as noções de alimentação saudável e informações sobre a cadeia produtiva do leite.
A Embrapa Pecuária Sudeste ganhou, em 2001, dois troféus nacionais pelo trabalho do Projeto Saúde Brasil: um deles foi o Prêmio Ouro (primeiro lugar), na categoria "campanhas comunitárias", concedido pela Associação Brasileira de Marketing Rural. Além disso, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil agraciou, com o Troféu Nelore Festa, a Embrapa Pecuária Sudeste e o criador e coordenador do Projeto, Carlos Roberto Paino, responsável pela Área de Transferência de Tecnologia e Negócios daquela unidade de pesquisa. E, em 2002, o projeto recebeu o prêmio "Peão da Tecnologia", concedido pela Fundação ParqTec-Fundação de Alta Tecnologia, de São Carlos.
Os custos do Projeto Saúde Brasil - Evento Leite variam de acordo com o número de crianças e condições de realização, e são totalmente assumidos pela Tortuga e outras empresas privadas, que a cada ano participam do evento. A Embrapa Pecuária Sudeste entra com o local físico, com os técnicos que orientam a visita e com a supervisão geral do evento.


Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste (por Jorge Reti), adaptado por Equipe MilkPoint