ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Danone investirá 50% mais em propaganda em 2009

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2009

2 MIN DE LEITURA

2
0
Mesmo com fatia de 87% do segmento de iogurtes funcionais e 33,2% de participação no mercado total de iogurtes, a luz vermelha acendeu na multinacional francesa. "Vamos aumentar em 50% nosso gasto com propaganda em relação ao ano passado", diz Rodrigo Chaimovich, gerente de marketing da Danone. Os motivos são fortes: em vez de dois concorrentes, agora a Danone tem cinco. Nestlé e Batavo já atuavam no setor e agora Itambé, Bertin e UP Alimentos (Unilever e Perdigão), lançaram seus funcionais.

Chaimovich não revelou qual será o gasto em publicidade para este ano (em 2007, essa verba foi de R$ 60,5 milhões, segundo a Meio & Mensagem). Mas a ideia é usar milhões de reais para reforçar na cabeça do consumidor que a troca por um produto mais barato não compensa. "Queremos mostrar que os produtos da Danone entregam muito mais benefício do que a concorrência", diz Chaimovich. A Danone tem de enfrentar este ano a decisão do consumidor de economizar no supermercado. "Como esse é o maior gasto das famílias de nível médio - que são a maioria - é no supermercado que essa população procura economizar", diz Ana Fioretti, diretora da LatinPanel. Segundo ela, os gastos com alimentação desses consumidores chegam a 23% de sua renda, acima até da despesa com habitação (14%).

Entre as ações de marketing que a empresa prepara está a continuidade do "Desafio Activia" (em que o dinheiro gasto pelo consumidor é devolvido se, em 15 dias, a ingestão do produto não melhorar seu trânsito intestinal) e uma nova avalanche de brindes. De setembro a novembro do ano passado, a empresa deu refratários Marinex para quem juntasse 30 tampinhas do iogurte. "Entregamos três vezes mais que o esperado", conta Chaimovich. Ou seja, cerca de 600 mil travessas. A estratégia deu certo: as vendas de Activia saltaram 40,5% em 2008, segundo dados Nielsen divulgados pela companhia. E só no primeiro trimestre deste ano, a operação da Danone no Brasil foi a que mais cresceu dentre os 120 países onde a companhia atua.

Mas o foco das ações de marketing não ficará só em Activia, que tem cerca de 40% das vendas da multinacional no país (segundo dados da Danone divulgados ao Valor em fevereiro de 2008). A linha infantil terá atenção especial - já que não é bom ter tanta dependência de uma linha só. Nesse sentido, a empresa ampliou a edição brasileira da Copa das Nações Danone de futebol para garotos entre 10 e 12 anos. Nos últimos nove anos do torneio, só podiam se inscrever escolas de São Paulo. Agora poderão participar meninos também de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte e Poços de Caldas. "Nosso investimento nessa Copa foi multiplicado por dez", explica Chaimovich. Além disso, a final, sempre realizada na França, acontecerá em São Paulo, com times de 40 países e a presença do ex-jogador francês Zinedine Zidane.

A matéria é de Lílian Cunha, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRUNO SOARES

POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/04/2009

É hora de as concorrentes também entrarem na divulgação, investindo em programas que incentivem o consumo de lácteos pela população. É extremamente necessária essa política por parte das empresas de laticínio, porque a população brasileira precisa mudar essa atual mentalidade de consumo que é voltada para as bebidas alcoólicas. E quem contribuiu para adquirirmos essa mentalidade foram as cervejarias, por meio da mídia.

O investimento dos laticínios nas propagandas pode surtir resultados positivos para o setor lácteo em pelo menos três pontos, sendo eles:
- aumento da concorrência entre as empresas, favorecendo a melhora nos preços para o consumidor, que irá comprar mais;
- se o consumo aumenta, há necessidade de maior demanda no mercado. Com a falta de leite no mercado, os preços para o produtor também melhoram;
- com o incentivo ao consumo, a população verá que o leite realmente faz bem à saúde, e poderá trocar a latinha de cerveja por um litro de leite, queijo, iogurte e demais produtos lácteos saudáveis. Isso beneficiará as empresas lácteas com maiores vendas e consequentemente, a população brasileira será mais saudável.

Fica caro incentivar alguém a consumir um produto que não é de seu costume diário. Mas precisamos ter em mente que isso surtirá efeitos a todos, ou seja, não será lucrativo somente a alguns. Digo isso com esperança de mudanças.
JOSÉ MAURÍCIO GOMES

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/04/2009

Senhores:

Sou fornecedor de leite para a Danone e conheço muito bem os padrões de qualidade impostos pela empresa, pelos quais ela paga bônus aos seus fornecedores. Creio que se a campanha de marketing também enfocasse seus rigorosos padrões de qualidade com que a Danone trata sua matéria bruta, no caso o leite crú, eles poderiam angariar ainda mais consumidores. Todo mundo gosta de qualidade e nos dias de hoje, o leite com soda caústica e soro ainda está na memória de muitos consumidores.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures