Dairy Vision 2019: "as indústrias lácteas de sucesso adotam as tendências de consumo mais poderosas"

Segundo Joana Maricato, Gerente de Pesquisa de Mercado na New Nutrition Business, no Reino Unido, a chave para o sucesso dos laticínios é - juntamente com o volume de negócios - o investimento em novos itens conectados com essas tendências. "Normalmente são produtos com volumes menores, mas geralmente, com margens mais altas", disse ela.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Já faz algum tempo que a categoria de laticínios passou a ser uma das mais criativas dentro dos supermercados. A indústria cria com frequência novos tipos de produtos que inclusive, podem trazer mais benefícios aos consumidores. Porém, há uma lacuna cada vez maior entre o desempenho das empresas que entendem quais são as principais tendências de consumo (essas que já passam a fazer parte das suas estratégias) e as companhias que não acompanham esses movimentos.

Figura 1Segundo Joana Maricato, Gerente de Pesquisa de Mercado na New Nutrition Business, no Reino Unido, a chave para o sucesso dos laticínios é – juntamente com o volume de negócios – o investimento em novos itens conectados com essas tendências. “Normalmente são produtos com volumes menores, mas geralmente, com margens mais altas”, disse ela.

Joana será uma das palestrantes do Dairy Vision 2019, evento que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro em Campinas/SP. O tema da sua palestra será 10 tendências-chave para o mercado de leite e derivados para planejar o futuro”.

Como exemplo, Maricato citou algumas empresas, inclusive a General Mills, que é uma gigante global e de acordo com ela, está inovando de maneira inesperada dentro de algumas categorias. A marca de iogurtes Yoplait estava ‘atrasada’ na corrida dos iogurtes gregos e ficando para trás da Chobani e Danone, fazendo com que as vendas caíssem 20%. Para reverter o quadro, em 2017 estreou o Oui by Yoplait, um iogurte de estilo francês apresentado em potes de vidro e que trouxe aos consumidores uma sensação de estarem consumindo um item ‘mais artesanal’. Isso fez com que a General Mills voltasse a lucrar no segmento, além de se destacar pela inovação.

Figura 2

E por que entender como as tendências conduzem a estratégias é tão importante?

"No século XXI, as marcas não estão mais no controle - são como rolhas lançadas ao oceano de poderosas tendências de consumo. Se as tendências estão contra você, é melhor reconhecer a nova realidade e trabalhar com elas do que desejar que não fosse assim, ou dizer a si mesmo que o consumidor retornará ao seu modo de pensar antigo", explicou a especialista.

Continua depois da publicidade

Joana observa que, muitas vezes, as equipes de gerenciamento de grandes empresas pensam em estratégias majoritariamente focadas em termos de grandes volumes e grandes cotas de mercado. “Isso se tornou uma armadilha já que as empresas passam a conviver com níveis baixos de preços, mercado comoditizado e a constante luta para manter as margens”.

Ela ainda reforçou que as marcas e ingredientes mais bem-sucedidos são aqueles que atendem às mais variadas tendências e compartilhou outros exemplos de destaque nos últimos cinco anos:

  • O sorvete Halo Top, que tem menos açúcar, mas também mais proteínas;

Figura 3

  • Os lácteos da marca Fairlife, que também possuem menos açúcar, não têm lactose e apresentam mais proteínas na composição.

Figura 4

“Uma tendência nunca deve ser negligenciada. De fato, uma das maiores lições dos últimos 25 anos é que o que é ‘maluco e estranho’ tem o hábito de se tornar normal, bem-sucedido e até cotidiano. É só pensarmos na A2 Milk. Quando a marca estreou na Austrália em 2004, era considerada excêntrica, carente de ciência e certamente fracassaria. Mas agora, a A2 Milk é a uma das empresas de laticínios mais lucrativa do mundo".

Continua depois da publicidade

Afinal, o setor lácteo passa por profundas transformações no Brasil e no mundo. Estas transformações têm diversas vertentes e carregam como consequência um cenário difuso, em que não se pode mais classificar o setor como algo uniforme: certamente haverá vários “setores” dentro do que se convencionou chamar de indústria de laticínios, com rentabilidades, perspectivas e crescimento muito distintos. A transformação passa por diversos pilares, podendo-se destacar: protagonismo crescente do consumidor, novas tecnologias e inovação aberta. O Dairy Vision é o evento mais exclusivo do setor no Brasil e um dos principais do mundo. A cada ano, cresce em número de participantes e empresas, sinal de que a proposta do evento é vencedora. Serão mais de 20 apresentações e debates com um único objetivo: dar uma oportunidade concreta para que os executivos tenham insights relevantes, daqueles que podem mudar o rumo de seus negócios. Faça a sua inscrição com desconto até hoje, 30/09!

Figura 5

Figura 6

Figura 7

Figura 8

Figura 9

Figura 10

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?