ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Crise do leite frustra quem apostou na diversificação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
O não pagamento por parte de alguns lacticínios pelo produto entregue, a demora no pagamento, o baixo preço pago principalmente pelos lacticínios de menor porte. Estes são alguns dos motivos que levaram ou ainda levam diversos produtores a desistirem da atividade leiteira, que passa por crise no estado e já afeta produtores de Venâncio Aires.

Muitos dos produtores que não receberam o pagamento pelo produto entregue aos lacticínios, estão cobrando judicialmente via sindicatos ou advogados particulares. Alguns destes lacticínios foram autuados pelo Ministério Público e pelo Ministério de Agricultura, por adulterarem o leite dos fornecedores no chamado esquema do 'Leite Compensado'.

Conforme a técnica agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Carine Schlosser, os produtores que forneceram o leite para estes lacticínios são os mais prejudicados, pois não recebem pelo produto. Quanto aos lacticínios maiores ou mesmo cooperativas, os produtores se associam e, com isso, recebem o pagamento em dia. 'O mais grave desta situação toda é que muitos destes produtores têm no leite a sua principal fonte de renda', frisa. Carine acrescenta que os lacticínios maiores e as cooperativas não têm capacidade de absorver a produção dos não-associados. Estas empresas têm muito leite estocado e estão buscando maneiras de vender o que tem em estoque. 'Como o tabaco está sendo muito combatido, o leite é uma alternativa e com alto potencial de produção, porém, faltam incentivos das três esferas de governo', salienta. Carine acrescenta que há, também, a falta de interesse dos produtores para diversificar e se dedicar a esta atividade.

A matéria é do Jornal Folha do Mate - RS. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures