ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

AL: CPLA incentiva melhoria na pecuária leiteira da agricultura familiar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/03/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0
Continuar investindo para melhorar as condições de produção para os pequenos produtores de leite do Estado. Isso faz parte do projeto da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). A proposta é conseguir aumentar a produção dos agricultores familiares, dando condições de subsistência.
 
“Estamos investindo em melhoramento genético, técnicas do manejo da pecuária leiteira e buscando espaços para que esse produtor tenha como comercializar. Isso é uma forma de melhorar a vida social do produtor”, destaca o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.
 
De acordo com números mundiais ligados à agricultura familiar, segundo a plataforma Global Dairy em 2017, apenas setor leiteiro conta com 133 milhões de propriedades em todo o mundo e mais de 600 milhões de pessoas vivendo nelas. São cerca de 99,7% de propriedades que produzem com menos de 100 animais. Os dados apontam a importância da agricultura familiar na produção mundial.
 
Em Alagoas, através da CPLA, são mais de 2 mil pequenos produtores de leite produzindo. Nas propriedades onde a cooperativa realizou uma pesquisa de acompanhamento de produção, os pequenos produtores chegam a ter, em média, 20 animais, entre bezerros, bezerras e vacas e apenas cinco em produção. A estimativa é de que a agricultura familiar alagoana chegue a produzir cerca de 150 mil litros de leite por dia.
 
“Esse números ainda são baixos para a agricultura familiar. A média de produção por animal chega a 22 litros de leite na pecuária brasileira. No Nordeste, cai para 14 litros. Quando se fala em agricultura familiar, esse número baixa ainda mais, chegando até 9 litros produzidos por dia”, explica o presidente da cooperativa.
 
A falta de espaços para comercialização também é um dos fatores que prejudica o fomento à agricultura familiar. “A saída estratégica é buscar novos espaços de comercialização para dar segurança a esses pequenos produtores. Hoje eles não conseguem dobrar a produção porque não tem a quem comercializar. O Plano de Negócios da UBL (Unidade de Beneficiamento do Leite)  de Batalha tem esse foco. O local precisa funcionar para garantir a melhoria de vida para o produtor”, atenta Aldemar Monteiro.
 
As informações são do Agrolink, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures