Mais de 150 produtores e lideranças do Vale do Taquari participaram sexta-feira, em Teutônia, Rio Grande do Sul, da primeira audiência pública da CPI do Leite no interior do Estado. Conforme o presidente da Comissão, deputado Vilson Covatti (PPB), o objetivo do encontro, realizado no Centro Comunitário Evangélico Martin Luther, foi ouvir os produtores e demais entidades, uma vez que uma das metas da CPI é apurar a formação do preço do leite. "Sem o produtor não existe a cadeia produtiva".
Segundo o parlamentar, foram colhidas provas que ratificam os depoimentos anteriores e aquilo que foi apurado até agora: cartel, dumping e monopólio na produção industrial. O preço do leite foi um dos questionamentos da reunião, pois em 1996, segundo relato de uma produtora local, o preço era o mesmo pago em 2001, enquanto que, no mesmo período, os insumos tiveram considerável elevação de preços.
Também houve reclamações quanto ao monopólio existente. A CPI, que tem prazo de conclusão previsto para 9 de junho, vai realizar ainda audiências em Pelotas, no dia 15, e em Ibirubá, Santa Rosa, Erechim, Carazinho, Passo Fundo, Esteio e Frederico Westphalen.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.