A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Preço do Leite de Minas Gerais já aponta fortes indícios de cartelização no setor. "Não só no que se refere às indústrias, mas também aos supermercados", afirmou o relator e deputado Luiz Fernando Faria (PPB), ontem, durante reunião da CPI em Juiz de Fora. Segundo Faria, somente na região havia 150 laticínios e hoje existem somente 3.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Manoel Raposo, tanto em Juiz de Fora, como na região, o maior problema está ocorrendo com os derivados do leite. "Os preços lesivos aqui são os dos queijos. Tem alguns sendo comprados do produtor a R$ 4,60 a unidade e vendidos no supermercado a R$ 9,60."
O presidente da comissão técnica de leite da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Rodrigo Sant'Anna, observou que, muitas vezes, as indústrias declaram não praticar cartelização, argumentando que os preços encontrados no mercado são diferentes. "Só que o cartel pode ocorrer de forma combinada. Ele não é só de preço único, mas de ação programada." Assim, enquanto em determinado mercado o valor do produto sobe, em outro, baixa.
Neste contexto, os produtores rurais defenderam a utilização de um contrato para a compra do leite. "Só com uma política clara, que inclua preço mínimo e contrato poderemos inibir a cartelização", afirmou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena, José Eugênio Dutra Câmara.
As conclusões da reunião apontam para a necessidade urgente de uma política para o leite no Brasil, que dê incentivos ao produtor rural e controle a importação do produto. O deputado Luis Fernando Faria defendeu a criação de uma CPI Nacional do Leite, na Câmara dos Deputados. Segundo ele, os trabalhos desenvolvidos até agora pela CPI da Assembléia Legislativa de Minas já apontam para a cartelização do setor entre supermercados e indústrias.
Só não estava presente o representante do Laticínios Da Matta, ficando a reunião sem o representante da indústria que beneficia o leite.
Fonte: Tribuna de Minas e Hoje em Dia/MG, adaptado por Equipe MilkPoint
CPI do Leite de MG aponta indícios de cartelização
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CÍCERO COELHO PEDROSA
ASSIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 22/10/2001
O Exemplo de MG deveria ser seguido por todos, culminando com a CPI do leite na Camara Federal em Brasília.
Está na hora do produtor de leite ser tratado com respeito e deixar de pagar para produzir.
Está na hora do produtor de leite ser tratado com respeito e deixar de pagar para produzir.