Copa do Mundo MilkPoint: os 'hermanos' e a paixão pelo doce de leite

A segunda nação selecionada para esta série de matérias foi a Argentina. E como pensar nos 'hermanos' sem lembrar do seu - mundialmente conhecido - doce de leite? No país, a iguaria é uma verdadeira paixão nacional e é encontrado em chocolates, alfajores, sorvetes, churros, tortas, entre outros.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 4

Figura 1Embalado pela Copa do Mundo 2018 que se aproxima, o MilkPoint dá sequência ao Especial Copa do Mundo a fim de trazer aos seus leitores as curiosidades lácteas dos países participantes do campeonato em 2018.

A segunda nação selecionada para esta série de matérias foi a Argentina. E como pensar nos ‘hermanos’ sem lembrar do seu – mundialmente conhecido – doce de leite? No país, a iguaria é uma verdadeira paixão nacional e é encontrado em chocolates, alfajores, sorvetes, churros, tortas, entre outros.

Figura 2

Além de leite, açúcar e bicarbonato (para dar cremosidade/tonalidade e evitar que a proteína do leite coagule), o produto argentino também pode conter favas, extrato ou essência de baunilha na mistura.

Continua depois da publicidade

O nosso país vizinho possui muitas marcas especializadas no assunto e algumas entre as mais conhecidas são: Chimbote, La Salamandra, Munchi’s, Ilolay, Vacalin, La Sereníssima e Havanna. Também, não podemos esquecer da marca argentina Freddo - que produz um sorvete de doce de leite de ‘cair o queixo’. Vale destacar que a Argentina exporta boa parte da sua produção de doce de leite, inclusive para o Brasil.

doce de leite Chimbote

Figura 4

Figura 5

Vale saber

Na semana passada, empresários da Argentina articularam com mercados brasileiros a venda de 44 produtos alimentícios, como frutas, orgânicos, azeite, vinhos, passas, queijos, assados e doce de leite. Uma missão comercial desembarcou em São Paulo para incrementar as negociações. Os valores ainda estão sendo fechados. A missão reuniu representantes de 14 empresas argentinas das províncias de Neuquén, Río Negro, Misiones, Catamarca, Mendoza, Buenos Aires e Tucumán.

O secretário de Alimentos e Bioeconomia, Andrés Murchison, que liderou a missão, disse que o objetivo é fortalecer a presença de empresas argentinas em diferentes mercados compradores. Como parte da missão, os argentinos participaram de uma feira em São Paulo e expuseram os seus produtos.

Continua depois da publicidade

Também é curioso pontuar que nesta semana o Outback lançou uma nova sobremesa - Chocolate Thunder from Down Under - com calda de doce de leite em parceria com  a argentina Havanna. 

Você tem conhecimento sobre alguma curiosidade láctea de algum país participante da Copa do Mundo 2018? Gostaria de aprender um pouquinho mais sobre alguma nação?
Envie a sua sugestão para nós pelo box abaixo ou por meio do e-mail contato@milkpoint.com.br
Também, compartilharemos novidades sobre este tema nas nossas redes sociais por meio da hashtag #copadomundomilkpoint


Leia também > Copa do Mundo MilkPoint: Portugal, 'ora pois' e o Queijo Serra da Estrela

*Esta matéria contou com informações da Comex do Brasil

Figura 6

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 4

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?