O governo planeja dobrar o volume de exportações das cooperativas agrícolas, hoje em US$ 1,1 bilhão, ou 5% da produção, por meio de um programa a ser lançado no início de junho. A iniciativa foi anunciada domingo (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, José Roberto Ricken, "é uma opção de desenvolvimento" do governo.
"Nunca tivemos uma situação em que o presidente da República fala de cooperativismo em todos os lugares." A escolha do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse Ricken, faz parte do plano de incentivar o desenvolvimento das cooperativas no País, por causa de sua experiência na área, inclusive no âmbito internacional. "O ministro é o maior conhecedor do cooperativismo no Brasil".
Segundo estudos do ministério, a renda do produtor cresce em média 11% quando ele está organizado numa cooperativa. "O pequeno produtor não tem alternativa", afirmou Ricken, ressaltando que, no Brasil, só 7% da produção vem das cooperativas, enquanto em outros países a proporção chega a 80%.
Os detalhes do programa para o incentivo das cooperativas agrícolas, incluindo previsão de recursos financeiros, só serão conhecidos em junho, quando será feito o anúncio oficial. A vertente do programa ligada à área de crédito ainda está centralizada, sob sigilo, numa comissão responsável pelo assunto no Ministério da Fazenda.
Ricken adiantou que o trabalho para a organização e incentivo das cooperativas está baseado em três linhas. "A primeira é estabelecer diretrizes no governo para o cooperativismo". Em segundo, o governo estabelecerá um plano efetivo de ações para este ano e os próximos, com base em um mapeamento inédito das cooperativas no País. A terceira linha é o apoio às exportações. "Vamos buscar mercado. Temos de educar, fazer intercâmbios entre cooperativas do Mercosul, Europa e EUA. Existe um canal de distribuição de produtos que o Brasil ainda não soube aproveitar".
Fonte: O Estado de São Paulo (por Priscilla Murphy), adaptado por Equipe MilkPoint
Cooperativas agrícolas ganharão programa para incentivar exportações
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.