Confiança do consumidor cresce em maio

Com o fim da expectativa de cenário melhor para a economia nos próximos meses, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu apenas 1,3% em maio, após 2,9% em abril. Apesar disso, a economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Viviane Seda Bittencourt destaca que a terceira elevação consecutiva do índice mostra uma evolução favorável do humor do consumidor. Mas ainda é cedo para dizer que o brasileiro recuperou a confiança.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Com o fim da expectativa de cenário melhor para a economia nos próximos meses, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu apenas 1,3% em maio, após 2,9% em abril. Apesar disso, a economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Viviane Seda Bittencourt destaca que a terceira elevação consecutiva do índice mostra uma evolução favorável do humor do consumidor. Mas ainda é cedo para dizer que o brasileiro recuperou a confiança.

"A avaliação do consumidor sobre a situação de suas finanças ainda não está boa. O caminho para uma verdadeira recuperação no ICC passa pela recuperação no mercado de trabalho", disse a economista. O ICC de maio foi calculado com base em entrevistas em mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, entre 30 de abril e 20 de maio.

Para a técnica, o mês de abril foi fortemente influenciado por uma euforia exagerada do consumidor, impulsionada principalmente pelas famílias de baixa renda. As boas notícias do mês passado, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no material de construção e em produtos da linha branca, e o anúncio do Programa de Habitação "Minha Casa, Minha Vida" explicaram o otimismo.

Em maio houve ajuste entre as expectativas do consumidor e o cenário real da economia. "Por isso, a taxa do ICC subiu menos", disse ela. Porém, houve melhora significativa em maio na avaliação do consumidor sobre o atual cenário econômico.

A analista da consultoria Tendências Ariadne Vitoriano comentou que, apesar da melhora na margem, a confiança do consumidor ainda está em um nível baixo. "Em relação ao mesmo período de 2008 (maio do ano passado), quando a economia estava aquecida, houve retração de 10,9% do ICC."

A matéria é de Alessandra Saraiva, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?