Produtores da região de Tapiraí, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, participam de um concurso que vai eleger o melhor queijo produzido nas fazendas. O clima é de expectativa. A disputa, no município de Tapiraí, começa nesta sexta-feira (05). O vencedor representará a região em outros concursos do Estado.
A certificação do queijo minas artesanal é uma exigência para que o produto possa ser comercializado em Minas Gerais. Além da questão de mercado, os produtores estão redescobrindo na qualidade um motivo de orgulho pela fabricação de um dos maiores símbolos do Estado.
Três produtores de Itapiraí já têm o certificado. Segundo dados da Emater, são cerca de 1,7 mil produtores de queijo em toda a região da Canastra. A produção anual é de 4.470 toneladas.
Cerca de 40 produtores da região participarão do concurso. A disputa é como um termômetro para medir a qualidade do que é produzido no município. "O pessoal está investindo. Alguns já estão cadastrando. Outros estão melhorando suas queijeiras. Outros estão melhorando suas instalações e o rebanho. A gente está notando que a região está melhorando bem nos aspectos de sanidade", avaliou Gabriel Torres, técnico agrícola da Emater.
As informações são do Globo Rural, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Concurso escolherá melhor queijo da Serra da Canastra
Produtores da região de Tapiraí, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, participam de um concurso que vai eleger o melhor queijo produzido nas fazendas. O clima é de expectativa. A disputa, no município de Tapiraí, começa nesta sexta-feira. O vencedor representará a região em outros concursos do Estado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.