Comissão Europeia rejeita pedido de revisão de cotas

A Comissão de Agricultura da União Europeia (UE) rejeitou ontem (23) o pedido feito por cinco países de revisão do programa de aumento escalonado da produção de leite no bloco proposta em 2008. O grupo, liderado pela Alemanha e composto também por Áustria, Hungria, Eslováquia e Eslovênia, afirma querer evitar quedas ainda maiores do preço do leite no bloco - nos últimos 18 meses, o preço caiu pela metade.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão de Agricultura da União Europeia (UE) rejeitou ontem (23) o pedido feito por cinco países de revisão do programa de aumento escalonado da produção de leite no bloco proposta em 2008. O grupo, liderado pela Alemanha e composto também por Áustria, Hungria, Eslováquia e Eslovênia, afirma querer evitar quedas ainda maiores do preço do leite no bloco - nos últimos 18 meses, o preço caiu pela metade.

"Eu não vou reabrir o acordo (...) Eu não vou dar um passo atrás", disse aos repórteres a comissária de Agricultura da UE, Mariann Fischer Boel, que participou de conferência de ministros da Agricultura do bloco em Bruxelas. "Vamos parar com essa discussão. Ela é puramente política".

Em novembro, os 27 ministros de Agricultura dos países do bloco concordaram em aumentar a produção de leite em 1% por ano até o ano-safra 2014/15, quando todas devem ser abolidas simultaneamente. As cotas foram adotadas pela primeira vez em 1984 para dar sustentação aos preços.

Nos últimos meses, produtores de leite têm protestado em vários países da União Europeia contra os baixos preços do produto. Os alemães, que estão entre os mais afetados, tomaram a frente do manifesto de ontem.

As informações são do jornal Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jan van den Broek
JAN VAN DEN BROEK

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/04/2009

Me pergunto se este 1% de aumento na produção de leite, mais o excesso produzido (o extracota) o ano passado, não estariam levando a mais intervenções para estocagem, gerando novas montanhas de lacteos nos armazéns europeus. Pelo que entendi a Europa já voltou a instituir o subsídio a exportação de produtos lácteos, para desovar produtos que no mercado externo tem um preço bem inferior ao deles (Forte Europa com suas muralhas tarifárias).

Pelo noticiário ouvimos ao mesmo tempo da desconfiança de que leite em pó europeu estaria entrando no Brasil por R$ 0,41 sendo triangulado por algumas empresas na Argentina. Considerando que uma das razões pela alta dos lácteos nos ultimos anos, teria sido o baixo estoque de lacteos nos armazéns europeus, me espanta que já estariam fazendo práticas de dumping.

Esta semana
* produtores belgas protestaram contra um preço de 0,20 Euro por litro de leite, o que daria uns R$ 0,62 de preço base. Não se pode esquecer que cada produtor de leite lá, se beneficia de um auxílio de renda (uma compensação por subsídios diretos extintos nos últimos anos).
* O G-20 sinalizaram contra um aumento do protecionismo internacional

Me pareçe haver uma pequena discrepância entre as falas e os fatos.
José Humberto Alves dos Santos
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/03/2009

Pessoal,
Eu não entendí; eles querem a revisão para diminuir os 1% de aumento na produção? E se isso é verdadeiro, eles acham que revisando o aumento da cota, os preços teriam maior sustentação?

<b>Resposta MilkPoint:</b>

José Humberto,

A princípio é isso aí, mas acho que tem mais coisa. Na verdade, há um compromisso de eliminar de vez as cotas de produção em 2014/15, de forma que os mais eficientes vão produzir mais. Para chegar nisso, eles estão aumentando devagar as cotas, para não tirar de uma vez. Alguns países nem vão conseguir cumprir esses aumentos de cota. Já prevendo que a vida vai ficar muito mais difícil para eles a partir de 2014, e que o mercado não está lá essas coisas, alguns países já estão tentando brecar a coisa agora.

Abs

Marcelo
Qual a sua dúvida hoje?