Comissão Europeia quer contar com rede de segurança

Diante da crítica situação do mercado de lácteos, a Comissão Europeia (CE) tem optado por introduzir várias medidas de apoio ao mercado, como as restituições às exportações e as compras de intervenção. Até agora, as reações do mercado lácteo após a aplicação das medidas de apoio parecem positivas. De acordo com um relatório da <i>European Dairy Farmers</i> (EDA), a CE quer contar com uma rede de segurança durante o tempo em que os preços continuarem baixos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Diante da crítica situação do mercado de lácteos, a Comissão Europeia (CE) tem optado por introduzir várias medidas de apoio ao mercado, como as restituições às exportações e as compras de intervenção. Até agora, as reações do mercado lácteo após a aplicação das medidas de apoio parecem positivas. As compras de intervenção foram fixadas em 30.000 toneladas de manteiga e 109.000 toneladas de leite em pó a preços fixos. De acordo com um relatório da European Dairy Farmers (EDA), a CE quer contar com uma rede de segurança durante o tempo em que os preços continuarem baixos.

Os preços da manteiga e do leite em pó desnatado na União Europeia (UE) se mantêm graças à perspectiva de sua fabricação para intervenção, embora o leite em pó esteja em uma situação mais crítica pelo excesso de oferta (antigas quantidades armazenadas por produtores e comerciantes), o que pode refletir em futuras reduções nas cotações deste produto.

Com relação às exportações, as restituições introduzidas não têm melhorado as perspectivas porque os maiores competidores do mercado mundial temem que este movimento afunde ainda mais os preços dos lácteos e que torne sua recuperação mais lenta. Além disso, a queda do dólar tem piorado a posição exportadora da UE.

As perspectivas econômicas não são boas, devido à crise, de forma que a oferta e a demanda no mercado mundial terão que se re-equilibrar, seja pela redução na oferta de produto (espera-se que em 2009 se reduza a produção), seja porque aumente a confiança dos operadores como consequência de um melhor panorama econômico e se reative a demanda. Dessa forma, após um forte crescimento do comércio mundial durante os últimos dois anos, espera-se uma redução de 2%.

Quanto à produção de leite na UE-25, o volume acumulado de janeiro a dezembro de 2008 é de aproximadamente 0,7% a mais do que no mesmo período do ano anterior. No entanto, agora a tendência prevista é de baixa.

A reportagem é do Agrodigital, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?