Enquanto 2008 foi um ano mais que complicado para muitas companhias, a empresa chilena Surlat caminhou no sentido contrário: no ano passado a empresa quase duplicou suas exportações, aumentou sua participação em mercados de produtos chave e aumentou em 21% suas vendas internas.
A Surlat Industrial S.A., constituída em maio de 2001 como resultado da união da companhia de lácteos do norte da Espanha, Iparlat/Kaiku, com a chilena Lácteos Surlat, começou recebendo 20 milhões de litros de leite por ano. Hoje, recebe 180 milhões e é a quinta maior companhia de lácteos do Chile.
O presidente da Surlat, Eugen Roth, explica que as exportações passaram de 7 bilhões de pesos (US$ 11,78 milhões) para quase 13 bilhões de pesos (US$ 21,89 milhões) em 2008. Apesar de vender desde queijo gouda até manteiga a países como México, Cuba e Venezuela - e há novas nações que comprarão este ano -, seu principal produto de exportação é o leite em pó, que representa 72% de suas exportações. No ano passado, a companhia foi a firma chilena com maior volume e faturamento deste produto no mercado internacional, crescendo 111,3% em volume no período de janeiro-novembro de 2008 com relação ao mesmo período de 2007.
O faturamento no Chile também aumentou no ano passado, em parte porque a Surlat apresenta uma boa relação preço-qualidade. Eles fornecem leite à Nestlé e à marca própria dos supermercados Líder, Ibáñez e Wal-Mart. Um exemplo disso é o leite de caixinha, cuja participação de mercado era de 9% em 2007 e subiu para 15% no ano passado, disse Roth.
Embora o mundo empresarial tema o futuro imediato, a Surlat está bastante otimista. "As pessoas devem seguir se alimentando, de forma que a crise nos afetará menos que outras áreas produtivas", disse Roth. Por isso, a empresa lançará novos produtos em 2009, dentro da categoria de produtos funcionais, trabalhando com o co-uso das marcas Surlat-Kaiku.
Em 11/03/09 - 1 Peso Chileno = US$ 0,001683
594,011 Peso Chileno = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é do Latercera.com, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Chile: apesar da crise, Surlat cresce em 2008
Enquanto 2008 foi um ano mais que complicado para muitas companhias, a empresa chilena Surlat caminhou no sentido contrário: no ano passado a empresa quase duplicou suas exportações, aumentou sua participação em mercados de produtos chave e aumentou em 21% suas vendas internas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.