CE: venda de leite ao Fome Zero beneficia produtores
Produtores de leite do Ceará estão lucrando com as vendas para o Programa Fome Zero, um programa do governo federal e estadual que compra leite de produtores locais para distribuir para famílias carentes.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Em Quixeramobim, sertão central do Ceará, os produtores recebem do programa produtos para a higiene do rebanho como o iodo, usado para limpar as tetas da vaca e evitar doenças como a mamite. O maior incentivo está na compra garantida do leite. Cada produtor está recebendo R$ 0,69 por litro entregue ao programa. "Esse preço está realmente acima da média do mercado local do nosso Estado", disse Eduardo Barroso, agrônomo da Ematerce.
O Programa Leite Fome Zero já está em 146 municípios do Ceará, com 1,8 mil produtores familiares cadastrados. O leite produzido nas fazendas é estocado em tanques de resfriamento e passa por todo um processo de análise. Em seguida a produção é repassada para as usinas de beneficiamento que realizam a pasteurização do leite tipo C. "Existem a garantia de preço e da compra. Isso é importante para qualquer negócio", disse Cirilo Vidal, dono de usina.
A creche é um dos pontos de distribuição. Todos os dias o freezer fica cheio, a espera das famílias cadastradas no Programa Leite Fome Zero. A distribuição é de graça para as famílias de baixa renda do município. Cada pessoa cadastrada recebe seis litros de leite por semana. "Antes eu pagava quase R$ 60,00 de leite por mês", falou a dona de casa Maria Aurilene Pereira. Por dia, são entregues até 55 mil litros de leite para ajudar na renda e combater a desnutrição no Ceará.
As informações são do Globo Rural, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/02/2009

PEDRO LEOPOLDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/02/2009