Brasileiro bebe mais cerveja e refrigerante do que leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Cerveja e refrigerante são bebidas mais consumidas pelo brasileiro do que o leite. Um levantamento feito em 2001 constatou que foram consumidos 32 litros de leite per capita contra 70 litros de refrigerante e 52 litros de cerveja. Já nos países da União Européia, dos cinco principais líquidos preferidos pelo consumidor, o leite só perde para o café e a água mineral e empata com os refrigerantes.

A nutricionista, Sueli Araújo, ressalta a importância do leite na dieta humana, destacando os nutrientes que ele fornece: cálcio, fósforo, riboflavina, proteína e vitamina D (quando fortificado por esta vitamina). "Se o leite é omitido ou pouco consumido na dieta, é difícil preencher as necessidades de cálcio e riboflavina".

O leite e seus derivados, de acordo com a nutricionista, são as fontes alimentares mais ricas em cálcio e fósforo. O consumo de dois a três copos de leite (200 ml) por dia mais uma ou duas fatias médias de queijo, já suprem todas as necessidades diárias. Estudos mostram que o cálcio do leite tem uma absorção em torno de 30%, já no feijão é de 15% e no espinafre de 3%.

O consumo de leite diariamente também é a melhor maneira de garantir ossos fortes e prevenir o aparecimento de osteoporose depois dos 50 anos. Sueli reforça que quando o leite é omitido da dieta, as necessidades de proteínas das crianças só podem ser preenchidas por meio de um planejamento especializado.

Fonte: Gazeta de Alagoas (por Fábia Assumpção), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?