ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial: cai o volume importado, mas também cai o preço

POR MARCELA MORELLI

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/06/2020

1 MIN DE LEITURA

0
3

Segundo dados divulgados na sexta-feira (05/06) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo da balança comercial de lácteos foi de 38 milhões de litros negativos em equivalente leite no mês de maio, valor estável quando comparado a abr/20 e 59% maior que mai/19. Este foi o maior valor do saldo da balança comercial de lácteos desde fevereiro/2016. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo da balança comercial brasileira de lácteos, 2017 a 2020.

balança comercial lacteos maio 2020
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT

Em maio, o que mais chamou a atenção foi a redução dos preços praticados para importação de leite em pó – o integral, por exemplo, foi importado a preços aproximadamente US$ 400/ton menores que em abril/2020. Esta redução nos preços de importação alinham os valores aos praticados no mercado nacional. Aliada a queda recente na taxa de câmbio, o cenário passa a ser um pouco mais favorável às importações, notadamente do Mercosul.

Apesar disso, as exportações voltaram a subir em maio, os 11,3 milhões de litros em equivalente-leite exportados, representaram um acréscimo de 27% em relação a abr/20. No acumulado do ano (jan/mai) foram exportados 61 milhões de litros em equivalente leite, contra 54 milhões no mesmo período de 2019.

Já o volume de leite importado foi apenas 4% maior, em comparação a abr/20 – um aumento de 1,9 milhões de litros. Comparando com a média do volume importado no mês de maio dos últimos 5 anos, em 2020, houve uma redução de 61,0%. No acumulado do ano, importamos 191 milhões de litros a menos do que no mesmo período de 2019 (- 37%).

Na tabela 2, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de maio deste ano.

Tabela 2. Balança comercial láctea em maio de 2020


Fonte: Elaborado pelo MilkPoint, com base em dados COMEXSTAT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint