Os consumidores já estão encontrando dificuldades, nos supermercados de Salvador/BA, para encontrar algumas marcas de açúcar, arroz, leite em pó, queijo, iogurte, manteiga e bebidas. Segundo gerentes dos estabelecimentos, isso se deve a um boicote por parte das redes, que reagem à majoração abusiva dos preços, por parte dos fornecedores.
Em 1986, produtores de leite e carne boicotaram o Plano Cruzado, com o objetivo de conseguir aumentar seus preços. Os dois produtos, básicos na alimentação das famílias brasileiras, eram vendidos com ágio para aqueles consumidores que tinham disposição de enfrentar longas filas.
As marcas mais populares de achocolatados representaram nos primeiros nove meses deste ano 33,4% de todo o mercado, contra 32,8% do mesmo período de 2001. O crescimento está relacionado à queda da renda do consumidor e ao lançamento de diversos produtos dentro de uma faixa de preço mais acessível. Estima-se que aproximadamente 150 marcas, considerando as regionais, estejam na concorrência direta.
O levantamento mostra que está havendo uma transferência de participação das marcas líderes e mais caras para as populares, pois as primeiras detinham 67,3% do mercado em 2001 e passaram para 66,6% neste ano. As marcas mais baratas são definidas como as que custam 10% menos que a média de mercado. O mercado total, nos primeiros nove meses do ano, movimentou 88,5 mil toneladas.
No primeiro semestre deste ano, as vendas de achocolatados cresceram 41% em relação ao mesmo período do ano passado, aquecimento acentuado pelo fato de a maioria das redes de supermercados e atacadistas ter lançado marcas próprias.
Fonte: A Tarde/BA, adaptado por Equipe MilkPoint
BA: consumidores não encontram todas as marcas em supermercados
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.