BA: Câmara Setorial quer melhorar qualidade do leite

Fazer com que a produção do leite seja competitiva, com resultados satisfatórios para os produtores, e colocar no mercado produtos de qualidade e com sanidade são alguns dos objetivos da Câmara Setorial do Leite, instalada pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no auditório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Fazer com que a produção do leite seja competitiva, com resultados satisfatórios para os produtores, e colocar no mercado produtos de qualidade e com sanidade são alguns dos objetivos da Câmara Setorial do Leite, instalada pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no auditório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Para o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, a baixa produtividade é um grande desafio a ser vencido, o que passa pela melhoria genética do rebanho, a oferta de mais alimentos para o gado e estabilização do preço do leite. "Estamos discutindo com os agentes financeiros, (BNB, BB e Desenbahia), uma linha de crédito para a cadeia do leite, e devemos lançar um projeto para implantar 100 tanques de resfriamento na Bahia", adiantou.

A criação da câmara foi festejada pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins da Silva. "A câmara vai coordenar ações de governo para que a Bahia se torne autossuficiente na produção de leite. Vai fazer com que o produtor de leite seja competitivo, com o uso de novas tecnologias, em igualdade de condições com outros centros produtores do país", destacou o presidente da Faeb.

Segundo o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, as ações da agência ratificam o trabalho do órgão no estado, principalmente nas atividades de supervisão dos estabelecimentos que comercializam leite, no combate aos laticínios clandestinos, intenso trabalho de educação sanitária, bem como na fomentação e implantação de novos laticínios para beneficiamento do leite. "A meta é, através do programa de certificação de propriedades realizada pela Adab, buscar o reconhecimento de estado livre de tuberculose e brucelose, doenças que podem ser transmitidas pela ingestão de leite contaminado ou sem inspeção", concluiu Peixoto.

A câmara setorial tem também o objetivo de definir os caminhos do leite na Bahia e propor políticas públicas que contribuam para tornar o estado auto-suficiente na produção do leite e buscar soluções, como a melhoria genética, certificação, acesso do produtor ao crédito, criação de novas linhas de financiamento e prazos para pagamento, além da geração de emprego e renda.

As informações são da Seagri/BA, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

danilo augusto
DANILO AUGUSTO

CARLOS CHAGAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/05/2009

Necessita-se capacitar técnicos a respeito de estratégias viavéis para melhoria da qualidade do leite, é importante essa informação ser transmitida e aplicada pelos produtores de leite. Existe um projeto de melhoria da qualidade do leite em Belo Horizonte, no qual profissionais da ramo sao treinados para atuar junto aos produtores de leite; é importante são so recursos financeiros, mas sim recursos humanos compententes que sabem o que estão fazendo.
renato calixto saliba
RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2009

A Camara Setorial deve incentivar a compra do leite dos mini, pequenos e médios produtores de leite e cadastrar os laticinios e as cooperativas que comprariam o leite desses produtores, e o governo da Bahia compraria dos lacticinios e das cooperativas e faria a distribuição às pessoas carentes e pagaria um preço justo pelo produto. Usar uma lei de fomento é a melhor maneira. E também treinar o pequeno produtor para tirar leite com higiene. Só assim viabilizara o leite na Bahia.
Qual a sua dúvida hoje?