BA: Câmara Setorial quer melhorar qualidade do leite
Fazer com que a produção do leite seja competitiva, com resultados satisfatórios para os produtores, e colocar no mercado produtos de qualidade e com sanidade são alguns dos objetivos da Câmara Setorial do Leite, instalada pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no auditório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Para o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, a baixa produtividade é um grande desafio a ser vencido, o que passa pela melhoria genética do rebanho, a oferta de mais alimentos para o gado e estabilização do preço do leite. "Estamos discutindo com os agentes financeiros, (BNB, BB e Desenbahia), uma linha de crédito para a cadeia do leite, e devemos lançar um projeto para implantar 100 tanques de resfriamento na Bahia", adiantou.
A criação da câmara foi festejada pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins da Silva. "A câmara vai coordenar ações de governo para que a Bahia se torne autossuficiente na produção de leite. Vai fazer com que o produtor de leite seja competitivo, com o uso de novas tecnologias, em igualdade de condições com outros centros produtores do país", destacou o presidente da Faeb.
Segundo o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, as ações da agência ratificam o trabalho do órgão no estado, principalmente nas atividades de supervisão dos estabelecimentos que comercializam leite, no combate aos laticínios clandestinos, intenso trabalho de educação sanitária, bem como na fomentação e implantação de novos laticínios para beneficiamento do leite. "A meta é, através do programa de certificação de propriedades realizada pela Adab, buscar o reconhecimento de estado livre de tuberculose e brucelose, doenças que podem ser transmitidas pela ingestão de leite contaminado ou sem inspeção", concluiu Peixoto.
A câmara setorial tem também o objetivo de definir os caminhos do leite na Bahia e propor políticas públicas que contribuam para tornar o estado auto-suficiente na produção do leite e buscar soluções, como a melhoria genética, certificação, acesso do produtor ao crédito, criação de novas linhas de financiamento e prazos para pagamento, além da geração de emprego e renda.
As informações são da Seagri/BA, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CARLOS CHAGAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/05/2009

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 28/04/2009