Definir os caminhos do leite na Bahia para propor políticas públicas que contribuam para tornar o estado autossuficiente na produção, com geração de emprego e renda, é o principal objetivo da Câmara Setorial do Leite, que está sendo criada e coordenada pela secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). Para ampliar essa discussão e estabelecer critérios para composição da mesma, foi realizada uma reunião dia 18/02, no auditório da Secretária da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) no Centro Administrativo da Bahia.
Segundo o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, existe uma real necessidade em melhorar a organização da cadeia produtiva do leite. "A secretaria avançou com a criação da Câmara Setorial do Leite. É importante reafirmar a capacidade da Seagri em ser uma articuladora das ações da agropecuária do estado", afirma Muniz. Para o secretário, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), enquanto agência reguladora de preço, é uma importante parceira do governo e, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tem garantido a compra da produção excedente.
Após a realização de reuniões desde o ano passado, com a participação efetiva de representantes da cadeia para tornar o estado da Bahia autossuficiente na produção do leite e buscar soluções neste ramo, como a melhoria genética, certificação, acesso do produtor ao crédito, criação de novas linhas de financiamento e prazos para pagamento. Assim, surgiu a necessidade de criar um fórum permanente para discutir os problemas relacionados à cadeia do leite. "Essa câmara tem que ser atuante e deve envolver todos os atores no processo da cadeia produtiva", cita o presidente do Sindicato das Indústrias de Lacticínios e Produtores Derivados do Leite do Estado da Bahia, Sindleite, Paulo José Cintra.
A reunião contou com as presenças do secretário de Planejamento, Ronald Lobato, sa superintendente da Conab, Rose Pondé, do assessor especial da Casa Civil, Fábio Viveiros, além de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia (SICM), Desenbahia, deputados, prefeituras municipais, atacadistas, varejistas, produtores e entidades de classe. A Câmara Setorial do Leite está prevista para ser criada em março deste ano.
As informações são da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
BA: cadeia do leite vai ganhar Câmara Setorial
Definir os caminhos do leite na Bahia para propor políticas públicas que contribuam para tornar o estado autossuficiente na produção, com geração de emprego e renda, é o principal objetivo da Câmara Setorial do Leite, que está sendo criada e coordenada pela secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.