ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

As vacas falam? Confira essa pesquisa realizada na Austrália

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/12/2019

3 MIN DE LEITURA

0
3

Na Austrália, os produtores de leite podem finalmente ser capazes de responder à pergunta "how now brown cow?" (frase usada no ensino da língua inglesa), graças à uma pesquisa australiana que mostrou que as vacas podem falar. Um estudo da Universidade de Sydney, realizado durante cinco meses e publicado no Scientific Reports em dezembro, revelou que os animais mantêm suas vozes individuais em uma variedade de situações emocionais, de uma forma que revela suas personalidades.

Estudando um rebanho de novilhas holandesas, Alexandra Green, da Escola de Ciências da Vida e do Meio Ambiente, determinou que as vacas davam pistas de terem vozes individuais em várias situações, positivas e negativas. Isso as ajuda a manter contato com o rebanho e expressar entusiasmo, excitação, engajamento ou angústia.

O estudo registrou 333 amostras de vocalizações de vacas e as catalogou usando programas de análise acústica com assistência de colegas da França e da Itália. Green passou centenas de horas usando fones de ouvido e um microfone grande para gravar cuidadosamente os alvoroços no rebanho.

Ela também viajou para Saint-Etienne, na França, para trabalhar com alguns dos melhores bioacústicos do mundo, incluindo os coautores David Reby e Livio Favaro, para analisar as características vocais do gado. O documento concluiu que os agricultores deveriam integrar o conhecimento das vozes individuais das vacas em suas práticas agrícolas diárias. "Descobrimos que a individualidade vocal no gado é relativamente estável em diferentes contextos de criação emocionalmente carregados", disse Green.

Os contextos positivos ocorreram durante os períodos em que as vacas estavam em cio e quando o gado era alimentado. E os negativos ocorreram quando os animais tiveram acesso negado à alimentação e durante o isolamento físico e visual do restante do rebanho. "Esperamos que, com o conhecimento dessas vocalizações, os produtores possam sintonizar o estado emocional de seus bovinos, melhorando o bem-estar dos animais", disse Green.

Ela acredita que, ao entender essas características vocais, os produtores poderão reconhecer animais em seu rebanho que pode exigir atenção individual. "A pesquisa de Ali é realmente inspiradora. É como se ela estivesse construindo um Google Tradutor para vacas”, disse Cameron Clark, professor associado da Universidade de Sydney e supervisor de Green.

Sabia-se anteriormente que as vacas e suas crias podiam se comunicar mugindo de maneira individual. Esta pesquisa mais recente confirma que as vacas mantêm sua vocalização individual expressando suas emoções no rebanho. “As vacas são animais sociais gregários. Em certo sentido, não é de surpreender que elas afirmem sua identidade individual ao longo da vida e não apenas durante a relação com os bezerros ”, disse Green. "Mas esta é a primeira vez que conseguimos analisar a voz para obter evidências conclusivas dessa característica."

Porcos, ovelhas e cabras também têm "vozes" que distinguem cada indivíduo em um rebanho, descobriram os cientistas nos últimos anos. Os seres humanos acham difícil diferenciar os chamados individuais dos animais, porque eles geralmente são muito menos complexos do que as vozes humanas. Os animais têm muito menos espaço entre a laringe e os lábios e menos músculos para controlar a língua e os lábios. Os seres humanos também têm capacidade cerebral para poder coordenar tudo.

Somente nas últimas duas décadas os cientistas desenvolveram técnicas de análise de áudio mais rigorosas, capazes de captar mudanças sutis no chamado de um animal, como diferenças de tom, volume e aspereza vocal. Com esta pesquisa, parece que um rebanho de animais pode realmente se comunicar por meio de uma cacofonia de vozes individuais.

Os cientistas ainda não provaram que os animais podem reconhecer as vozes individuais, mas, considerando que são altamente sociais, espera-se que isso seja altamente provável. Em conjunto, a pesquisa sugere que precisamos pensar nos animais do curral menos como um rebanho e mais como uma coleção de indivíduos com suas próprias características e vínculos sociais.

Perguntado pelo DairyReporter se a ciência está simplesmente alcançando o que as pessoas que trabalham com gado já sabem – que os animais têm uma maneira de se comunicar –, o veterinário Nur Ain Kamarulzaman disse que, pelo menos, a pesquisa sustenta a sensação de que eles têm essa capacidade. 

"Não podemos diferenciar a entonação ou qualquer separação entre sons, mas sabemos que as vocalizações que o gado faz são frequentemente resposta a uma condição, como quando uma vaca é separada do rebanho e colocada em um local diferente. Então elas emitem um som para expressar seu descontentamento”, disse Nur Ain de Kuala Lumpur. "Ou se for tarde e elas ainda não foram alimentadas, farão algum tipo de ruído para dizer que estão com fome, mas não há como sabermos qual animal em particular. Nossa percepção sobre a comunicação deles é baseada em emoções e interações diante de uma situação social, como movimento ou tempo de alimentação. Caso contrário, não seríamos capazes de avaliar se estão conversando", acrescentou.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures