AUS: pressão contra os subsídios será mantida

A Austrália continuará argumentando fortemente contra as medidas tomadas pela Europa e pelos Estados Unidos para subsidiar as exportações de produtos lácteos, disse o ministro do Comércio australiano, Simon Crean, no última domingo. A Austrália e a Nova Zelândia, importantes exportadoras de lácteos, têm liderado protestos contra essas medidas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Austrália continuará argumentando fortemente contra as medidas tomadas pela Europa e pelos Estados Unidos para subsidiar as exportações de produtos lácteos, disse o ministro do Comércio australiano, Simon Crean, no última domingo (07).

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou no final de maio que subsidiaria as exportações de cerca de 92.000 toneladas de produtos lácteos, para ajudar os produtores do país afetados pelas quedas nos preços internacionais e nos volumes comercializados, sendo a primeira vez em cinco anos que o país usará esse programa de subsídios.

A Austrália e a Nova Zelândia, importantes exportadoras de lácteos, têm liderado protestos contra essas medidas. "Temos argumentado muito fortemente contra isso. É claro que continuaremos reforçando essa mensagem, mas o método mais efetivo contra essa atividade que está ocorrendo é a conclusão da Rodada de Doha", disse Crean.

Crean está em Bali, na Indonésia, para participar de uma reunião ministerial do Grupo de Cairns de nove países líderes em exportações agrícolas, incluindo Brasil e África do Sul. As negociações de três dias visam impulsionar as turbulentas negociações comerciais mundiais. "Os ministros do Grupo de Cairns continuam profundamente desapontados pela reintrodução dessas medidas. A União Europeia (UE) e os Estados Unidos precisam mostrar liderança removendo esses subsídios de exportação o mais rápido possível", disse o Grupo de Cairns.

O grupo pede que os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) não sigam esse exemplo e resistam às medidas de protecionismo nesse momento de dificuldade.

Em janeiro, a UE retomou seus subsídios de exportação para manteiga, queijos e leite em pó desnatado, que foram suspensos desde 2007, para ajudar seus exportadores a competir melhor no mercado mundial em baixa.

O Representante Comercial dos EUA, Ron Kirk, deverá participar da reunião de três dias em Bali, bem como oficiais da UE e da Índia.

A reportagem é da Reuters, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?