ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Argentina: setor leiteiro alerta que preço ficou muito aquém dos custos e da inflação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/02/2021

1 MIN DE LEITURA

1
1

Membros do setor leiteiro da Argentina alertam que o preço dos lácteos está atingindo níveis históricos no país e que há um claro "descompasso" em relação ao aumento de custos, inflação e reajustes que foram autorizados em outros alimentos.

A indústria de laticínios garante que a situação é "insustentável". Os produtos aumentaram 7% contra um aumento de custo de 49% e inflação oficial de 36%.

De acordo com os números do leite, os custos aumentaram 49% em relação ao ano passado, considerando aumentos de matérias-primas, salários, logística e salários, entre outras variáveis.

Segundo o Indec, a inflação anual em 2020 foi de 36% e o preço do sachê de leite fluido aumentou 5%. Os lácteos que estão no programa de Precios Cuidados tiveram uma atualização de 7,4%, em média, e os que estão incluídos no programa de Precios Máximos diretamente ficaram congelados.

“Essa situação de custos próximos a 50% e um aumento médio de preços de apenas 7%, gera situações de falências não só nas empresas, mas também em toda a cadeia”, alertam as indústrias de laticínios.

A este cenário devem ser adicionados os custos adicionais que as empresas de laticínios tiveram com os protocolos para enfrentar a pandemia. As empresas de laticínios - a maioria delas coloca sua produção no mercado interno - insistem que a situação é insustentável e lembram que ao longo do ano passado as indústrias listadas tiveram saldos negativos.

Se essa situação continuar, o risco é que aconteça na indústria de lácteos algo parecido com o que aconteceu com a cadeia da carne bovina no final da década passada, quando milhões de fêmeas foram perdidas por conta da queda acentuada da lucratividade.

As informações são do Clarín.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARLUCIO PIRES

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2021

Mas mesmo nesse cenário, a produção ppr lá subiu mais 7% ano passado. Mercado, infelizmente, só valoriza quando percebe que vai faltar, o que não acontece no nosso vizinho

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures