A companhia de lácteos argentina, Mastellone Hnos, irá destinar mais leite ao mercado interno, renunciando a algumas exportações. Após a falta de leite, a empresa divulgou um comunicado de imprensa. Segundo dados do Observatório da Cadeia Leiteira Argentina (OCLA), a produção nacional de leite diminuiu mais de 10% no início de 2019, devido, entre outras causas, às condições climáticas adversas na bacia leiteira (inundações e altas temperaturas).
Tudo isso resulta em uma menor captação de leite pela indústria de laticínios em geral e faz com que cada empresa planeje sua produção de acordo com a matéria-prima disponível.
Nesse sentido, a Mastellone Hnos., que representa apenas 13% da compra de leite no país, está recebendo em média 15% a menos do que no mesmo período do ano passado. Isso significa aproximadamente 400.000 litros por dia a menos de matéria-prima disponível para a produção de seus produtos.
Por isso, fiel à sua extensa trajetória (90 anos) de compromisso com o consumidor argentino, a empresa decidiu priorizar o abastecimento do mercado interno; com ênfase especial na elaboração de todas as suas linhas de leite fluido (incluindo os compromissos assumidos com o Governo Nacional por meio do programa Precios Cuidados) e, assim, garantindo sua disponibilidade no mercado.
Para isso, tomou a decisão de renunciar a exportações já planejadas (entre outras, 5.000 toneladas de leite em pó para o Brasil) e postergar a elaboração de outros produtos de maior valor agregado, como, por exemplo, as diferentes linhas de queijos.
Apesar da queda na captação de leite e graças às medidas adotadas, a empresa manteve os mesmos volumes de entrega ao mercado do que no primeiro trimestre do ano anterior; no entanto, esse esforço não é suficiente para cobrir a redução na entrega de outros fabricantes. Para as próximas semanas, a empresa espera que a entrada usual de matéria-prima seja progressivamente normalizada.
As informações são da Assessoria de Imprensa, traduzidas pela Equipe MilkPoint.