Aquisição de leite cresce em 2008, segundo IBGE

Segundo a Pesquisa Trimestral do Leite, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a aquisição de leite cresceu 7,5% ao atingir 19,238 bilhões de litros. Em 2008, a aquisição foi maior em todo o 1º semestre do ano. No 4º trimestre de 2008 foram adquiridos cerca de 4,9 bilhões de litros de leite, redução de 1,0% em relação ao mesmo período de 2007 e aumento de 5,2% na comparação com o 3º trimestre de 2008.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Segundo a Pesquisa Trimestral do Leite, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a aquisição de leite cresceu 7,5% ao atingir 19,238 bilhões de litros. Ao se observar o comportamento da aquisição de leite nos últimos cinco anos verifica-se crescimento ao longo do tempo em torno de uma média de 7,2% ao ano. Em 2008, a aquisição foi maior em todo o 1º semestre do ano.

O Sudeste é a principal região em aquisição de leite, com 42,4% da captação feita pelas indústrias de laticínios. Em seguida aparece o Sul, com 30,3%. Minas Gerais lidera a aquisição com 27,5% do total.

No 4º trimestre de 2008 foram adquiridos cerca de 4,9 bilhões de litros de leite, redução de 1,0% em relação ao mesmo período de 2007 e aumento de 5,2% na comparação com o 3º trimestre de 2008. Quanto ao leite industrializado pelos estabelecimentos registrou-se estabilidade (-0,1%) em comparação ao volume industrializado no 4º trimestre de 2007 e aumento de 4,9% com relação ao 3º trimestre de 2008.

Foram 2.057 informantes, distribuídos por todas os estados à exceção do Amapá, que não apresenta produção feita segundo aos critérios da pesquisa. Minas Gerais teve o maior número e lidera a aquisição nacional de leite, com 26,2%.

As informações são do IBGE, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/03/2009

Esse número comprova o recente aumento do % de formalização da produção Brasileira. Se a produção de 2008 for confirmada em 26,5 bi de litros, ultrapassamos a barreira dos 70% para o leite formal, o que não deixa de ser uma vitória da cadeia láctea.
Qual a sua dúvida hoje?