ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Antônio F. Carvalho, da UFV: "o leite A2 é um mercado de nicho"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/11/2018

4 MIN DE LEITURA

1
10

“O leite A2 é um produto de nicho. Se observarmos a Ásia e a Oceania, notaremos que essa categoria cresceu muito nos últimos anos. Atualmente, o produto também vem ganhando os mercados da Europa e dos Estados Unidos. Neste último, a previsão é bastante otimista e há um forte marketing no lançamento de produtos com A2, o que significa uma oportunidade. O grande crescimento do leite A2 foi, em grande parte, no mercado de fórmulas infantis, principalmente na China”, disse Antônio Fernandes Carvalho, que é professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Laboratório INOVALEITE, em entrevista exclusiva ao MilkPoint.

Segundo Antônio, existe uma parte da população mundial que é alérgica ao leite. “Para exemplificar, nos EUA, 3,9% das pessoas do país até 18 anos têm alergia ao leite. Aconteceu uma modificação genética na biossíntese do leite que, durante o processo digestivo, passou a gerar peptídeos diferentes, o que pode aumentar o número de pessoas alérgicas ao leite. Devemos lembrar que, durante a digestão, muitos outros peptídeos são também formados no processo digestivo das proteínas do leite e podem também levar à alergia. A comunicação das empresas que querem investir nessa oportunidade de negócio tem que ser cautelosa, já que o A2 definitivamente não resolve todos os problemas nesse âmbito”, explicou o professor, que é técnico pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, graduado em Farmácia e Bioquímica pela UFJF e trabalhou como professor no ILCT/EPAMIG.

Antônio, que será um dos palestrantes do Dairy Vision 2018, desenvolve trabalhos de transferência de tecnologia, inovação tecnológica e implementação de ferramentas de qualidade. Ele também mantém parceria com empresas na área de aditivos para a indústria láctea. O Dairy Vision ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro na Expo Dom Pedro, em Campinas/SP e a sua palestra tem o seguinte tema: “Leite A2: status atual e oportunidades de mercado”.

Entendendo as diferenças entre A1 e A2

Aproximadamente 80% de todo o conteúdo proteico no leite são caseínas. As caseínas são um grupo de fosfoproteínas específicas do leite as quais se precipitam com acidificação a pH 4,6, presente na forma de micelas. Nesta categoria são inclusos quatro tipos de cadeias polipeptídicas: alfa S1, alfa S2, beta e kappa. A beta caseína é formada de 209 resíduos de aminoácidos e são divididas em 12 variantes conhecidas: A1, A2, A3, B, C, D, E, F, H1, H2, I e G. Essas variantes são caracterizadas por diferenças mínimas de composição dos aminoácidos na cadeia proteica. As formas mais comuns no leite dos bovinos são as beta-caseínas A1 e A2.  

A diferença entre as cadeias da A1 e da A2 concentra-se na posição 67 da ordem de aminoácidos. Nessa posição, a A1 possui o aminoácido histidina e a A2 possui a prolina. Os pesquisadores sugerem que entre 5 mil e 10 mil anos atrás, todos os bovinos produziam um leite com apenas A2 entre as beta-caseínas, mas uma mutação genética fez com que grande parte da população de algumas raças passasse a produzir a variante A1, lembrando que mutações genéticas são comuns. Estudos realizados a partir de 1980 começaram a relacionar a beta-caseína A1 com problemas crônicos em pessoas predispostas, que incluem diabetes tipo 1, danos cardíacos e alergia ao leite, entre outros.

O mecanismo por trás desses supostos problemas reside na digestão diferenciada entre a A1 e a A2 no intestino. A beta-caseína A2 não passa por uma hidrólise enzimática (ou ela ocorre muito lentamente), produzindo o peptídeo beta-casomorfina-9 (BCM-9). Já a A1 passa pelo processo de hidrólise, produzindo o peptídeo opioide chamado de beta-casomorfina-7 (BCM-7). Esse opioide seria o responsável por alguns problemas de saúde, inclusive a alergia.

“É por essa variedade de estruturas que eu acredito que o leite A2 não é a solução para todas as alergias visto que o leite tem muitos peptídeos, não só beta-caseínas A1 e A2, mas sim, outras frações, como alfas, kappa, e as proteínas globulares do soro como a β-lactoglobulina. Então, o interessante é que a pessoa que suspeite de alergia, faça algum teste médico ou acompanhamento de algum profissional para verificar se o problema realmente é com a beta-caseína A1”, explanou Fernandes sobre o tema.

E por que algumas pessoas têm alergia ao leite?

Antônio explica que o sistema imune das crianças – categoria bastante afetada – ainda não está totalmente desenvolvido antes dos dois anos de vida. Também, com a maior popularidade do tema, ele observa que mais casos de alergia estão sendo detectados, não só com leite, mas também, ovos, soja e crustáceos. “A lei dos alergênicos veio inclusive para contribuir com estas pessoas, já que ela obriga os produtos no varejo a informar sobre a presença desses ingredientes em sua composição”.

E quando questionado se investiria no leite A2, o pesquisador destaca que se ele tivesse uma fazenda onde os animais já estivessem biotipados para a produção de leite A2, o que permitiria o consumo de leite a uma parte da população, sim, ele apostaria no negócio. “Tenho certeza que faria sucesso no Brasil, mas, ressalto novamente que esse leite não é a solução para todos os problemas. Também, como o valor de mercado do produto é alto, ele não atingiria toda a população”, finalizou.

Chegando em sua 4ª edição, o Dairy Vision contribuirá (e muito!) com o setor por meio de vários insights apresentados sobre as tendências na área de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo. Assim, é fundamental que o Dairy Vision 2018 esteja na sua agenda! O evento mostrará oportunidades e clareará ao público os principais desafios de todas essas mudanças para o setor lácteo. Mas atenção: últimas vagas disponíveis – já são mais de 330 inscritos, recorde nos 4 anos de evento.  Dias 28 e 29 de novembro na Expo Dom Pedro, em Campinas/SP. 

Fontes consultadas: 

- Portal Saber Atualizado

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRE PINTO CORREIA GOMES

GUARATINGA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/11/2018

Conversando com um indiano em agosto de 2018 , o mesmo sendo notadamente uma pessoa bem atilada me exclamou que o leite de Zebu tinha 100 % de A2A2 e ao perguntar sobre cruzamentos( com HPB) ele disse que não bebia água. O que quero dizer que parecia cultural , saíram com muita rapidez e naturalidade as respostas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures