O governo do Estado e entidades representativas do segmento lançaram nesta quinta-feira (21) o Fórum Permanente da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados. Com a proposta de buscar alternativas para atender às necessidades dos produtores de leite e dos industriais, o Fórum será coordenado pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e de Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). O Fórum foi lançado na sede da Sedec, no bairro do Jaraguá.
A primeira reunião do fórum já começou com apresentação de propostas do setor produtivo, obtendo respostas dos gestores públicos do Governo do Estado presentes. Dentre os itens apresentados pelo presidente do Sindicato das Indústrias do Leite e Derivados de Alagoas (Sileal), Carlos Henrique Sampaio, a ampliação do Programa de Desenvolvimento Industrial de Alagoas (Prodesin) que concede os incentivos governamentais às indústrias. Ficou certo que as empresas que não possuem os benefícios podem fazer uma solicitação à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), que encaminhará para análise e aprovação ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes).
Outros pontos definidos pela indústria do leite foram na área tributária. Foi apontada a necessidade de criação de pauta fiscal para as saídas de leite "in natura" de Alagoas; redução da alíquota de ICMS para os produtos derivados do leite com saídas internas, para incentivo do consumo interno de produtos locais; adequar as fábricas de leite clandestinas às exigências legais; entre outros.
O Sindicato dos Produtores de Leite também apresentou suas propostas, destacando a necessidade de incentivar a sociedade alagoana a consumir produtos lácteos e especialmente locais, sendo acertado a formulação de um plano de mídia que será custeado entre as instituições participantes do fórum. Outros pontos são: a realização do curso sobre Gestão da Pecuária de Leite, que será analisado pela Secretaria de Estado do Trabalho; a definição da política de formação do preço, a exemplo como ocorre nos estados do Paraná e Santa Catarina; infraestrutura (energia e estradas); produtividade; gerenciamento de custos; assistência técnica; entre outros.
"Nunca tinha ocorrido no setor um encontro como este, onde ocorreram diálogos maduros. Esse fórum confirma o apoio depositado pelo Governo do Estado na cadeia do leite", destacou o presidente do Sindileite, André Ramalho.
A matéria é de Diego Barros e Débora de Brito, para a Agência Alagoas, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
AL: instalado Fórum da Cadeia Produtiva do Leite
O governo do Estado e entidades representativas do segmento lançaram nesta quinta-feira (21) o Fórum Permanente da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados. Com a proposta de buscar alternativas para atender às necessidades dos produtores de leite e dos industriais, o Fórum será coordenado pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e de Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.