ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Abras: vendas dos supermercados recuam 2,64% em junho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
As vendas reais do setor supermercadista em junho recuaram 2,64% em relação ao mês anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado nesta quinta-feira (28/7). O índice divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que, em comparação com junho de 2010, houve alta de 2,75%. Já no acumulado do primeiro semestre, as vendas do setor alcançam alta de 4,25% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

As vendas reais nos supermercados devem manter no segundo semestre taxas de crescimento semelhantes às observadas nos seis primeiros meses deste ano, na faixa dos 4,2% em relação a igual período de 2010. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, os efeitos das medidas do governo para desacelerar a atividade econômica vão afetar a demanda nos supermercados na segunda metade do ano, especialmente de itens de maior valor agregado (caso dos eletroeletrônicos), que em alguns casos são adquiridos pelos consumidores por meio de financiamento.

"Os supermercados e hipermercados vêm ampliando o mix de produtos de maior valor agregado, reduzindo o espaço nas lojas para a venda de alimentos. As medidas (do governo) não devem afetar a venda de commodities, como arroz, feijão e óleo, mas de produtos que operam com margens maiores e trazem maior faturamento aos supermercados", disse Honda.

Segundo o dirigente, a venda de itens da cesta básica continuará sendo impulsionada ao longo do ano pelo aumento da renda e do emprego, mesmo que num ritmo menor do que observado no ano passado, em conjunto com os reajustes salariais previstos até o final do ano pelos dissídios coletivos de várias categorias de trabalhadores.

Ele acrescentou que sazonalmente o segundo semestre apresenta melhor desempenho de vendas, mas ponderou que a forte base de comparação com os resultados de 2010 poderá limitar o avanço porcentual do faturamento dos supermercados. "Continuamos projetando uma alta real de 4% das vendas, mas espero que possa ser maior", afirmou. No ano passado, as vendas reais subiram 4,2% sobre 2009.

A redução nos preços é outro fator que contribuirá para a manutenção do crescimento das vendas. Segundo levantamento de preços da Abras, referente a 35 produtos considerados de amplo consumo, como alimentos, limpeza e de beleza, medido pela GfK, os preços acumulam queda de 2,55% entre os meses de janeiro e junho. Sobre o mês de julho, Honda destacou que as vendas devem apresentar uma aceleração, quando comparado a junho em razão deste mês contar com cinco semanas "cheias", com finais de semana completos.

As informações são do Brasil Econômico e da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures