"Devemos inserir inteligência na gestão do fluxo comercial do leite"

Segundo Sávio Santiago, Gestor de Matérias-Primas Lácteas da Verde Campo e um dos convidados do Interleite Brasil 2019, o setor leiteiro tem peculiaridades na cadeia que são únicas do ponto de vista de negociação. "Lidamos com um produto fresco que tem logística diária e gestão comercial mensal. Não daria para negociar leite todos os dias. Imagina: preço do dia, possíveis compradores, transportadores, entre outros. Certamente em alguns desses dias até fecharmos negócio o leite já estaria perdido".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 3

Divulgamos na semana passada no MilkPoint uma grande novidade que o Interleite Brasil 2019 terá neste ano: casos de sucesso no leite oriundos de outros países, como China, Nova Zelândia e Argentina. E você não achou que as surpresas deste ano parariam por aí, certo?

Algo super diferenciado e que pretende movimentar o evento é a proposta de um painel de debate junto aos laticínios focado no relacionamento com o produtor e a coordenação da cadeia láctea. O foco será: Como melhorar o ambiente de negócios na cadeia do leite?” E por que isso? Porque estamos acompanhando um movimento de maior fidelização entre os laticínios e fornecedores, além de novos serviços e redução da assimetria de informações sobre o mercado e - por isso - a importância dessa questão.

Serão apresentados casos de sucesso de maneira inédita para o setor, que inclusive, merece essa rica e importante troca. Por isso, teremos seis laticínios convidados participando deste painel (CCPR/Itambé, Nestlé, Verde Campo, Lactalis, Embaré e Vigor). O moderador do painel será Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite.

Segundo Sávio Santiago, Gestor de Matérias-Primas Lácteas da Verde Campo e um dos convidados, o setor leiteiro tem peculiaridades na cadeia que são únicas do ponto de vista de negociação.

“Lidamos com um produto fresco que tem logística diária e gestão comercial mensal. Não daria para negociar leite todos os dias. Imagina: preço do dia, possíveis compradores, transportadores, entre outros. Certamente em alguns desses dias até fecharmos negócio o leite já estaria perdido. Por isso precisamos de uma relação saudável, de confiança e de ganha-ganha”.

Segundo ele, nas últimas décadas, as incertezas de mercado e a volatilidade - que não era devidamente analisada e prevista - provocaram um desencontro de informações entre os elos. Dava a sensação de segurança para a indústria retardar informações de preços e isso gerou conflito com os produtores.

Continua depois da publicidade

“Saber o preço e os rumos de mercado é bom para uma cadeia. Precisamos inserir inteligência na gestão do fluxo comercial de um produto tão imediato e sensível como o leite. Nesse meio tempo surgiram sistemas de compra que fizeram diferente, com mais cuidado, respeito e profissionalismo. Hoje sistemas mais evoluídos são minoria, mas deixarão de ser em breve”.   

Que tal conferir de pertinho esse importante bate-papo e participar do Interleite Brasil 2019? Temos certeza absoluta que você terá uma experiência única e incrível. Você já sabe, mas vale reforçar: há 25 anos crescendo junto com o setor leiteiro, o Interleite Brasil é o evento que reúne toda a cadeia produtiva para falar de mercado, gestão, inovação e futuro.  

Continua depois da publicidade

Neste ano, novamente em Uberlândia/MG, nosso compromisso é fazer um evento imperdível, daqueles que você não se arrepende jamais de ter participado! Descontos de 15% até o dia 05/07.

REALIZAÇÃO

Figura 1

PATROCINADOR MASTER

Figura 2

PATROCINADOR OURO

Figura 3

PATROCINADOR PRATA

Figura 4

PATROCINADOR BRONZE

Figura 5

APOIO

Figura 6

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 3

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Davison São Paulo Meirelles Júnior
DAVISON SÃO PAULO MEIRELLES JÚNIOR

NITERÓI - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/07/2019

O processo de negociação continua muito precário e prejudicial para o produtor, que praticamente "tem que engolir" os preços impostos pelos laticínios, sem a menor garantia de preço mínimo e/ou alinhado com seus custos. A proposição de um contrato de garantia de preço mínimo / fidelidade, mesmo a curto prazo, inexiste por parte dos laticínios (o mesmo talvez possam alegar c/ relação aos seus clientes finais). Em compensação, é rápida e fácil a cobrança por mais qualidade ... não só pela melhoria dos seus produtos & processos ... mas também como justificativa p/ manter os preços baixos ao produtor.
Qual a sua dúvida hoje?