ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Municípios da fronteira oeste gaúcha decretam emergência devido à chuva; confira previsão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/01/2019

3 MIN DE LEITURA

0
2

Chega a 11 o total de municípios que decretaram situação de emergência após as fortes chuvas que causaram alagamentos e enchentes no Estado, principalmente na Fronteira Oeste. Ainda há mais de 4,8 mil pessoas fora de suas casas, conforme o último balanço da Defesa Civil, divulgado às 17h deste domingo (13). São 3.340 desalojados e 1.552 desabrigados.

Apenas em Alegrete, mais prejudicada entre as cidades gaúchas, há 4.309 mil habitantes afetados por problemas causados pelas fortes chuvas. Estes são municípios que decretaram situação de emergência: Alegrete; Bagé; Dom Pedrito; Lavras do Sul; Manoel Viana; Quaraí; Rosário do Sul; São Borja; São Gabriel; São Francisco de Assis e Uruguaiana.

O sol até voltou a brilhar durante o fim de semana em toda a Fronteira Oeste, mas ninguém se engana. A perspectiva é de retorno da chuva a qualquer momento. E assim foi: no começo da noite de domingo (13), precipitações voltaram a castigar o município. A Defesa Civil emitiu novo alerta de tempral, chuva e ventania para pontos da Fronteira Oeste.

No setor privado ainda não há estimativa prevista, mas há pessimismo quanto à pecuária, atividade principal do município. É possível que milhares de cabeças de gado tenham morrido em decorrência das cheias. Um prejuízo já constatado é com o leite, porque os criadores não conseguiram ordenhar vacas que ficaram isoladas, nem escoar a produção, pelo bloqueio de estradas.

Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nas últimas 24 horas:


Fonte: Inmet

Basta circular pelas ruas de Alegrete, a cidade mais afetada no Estado, para perceber que os alagamentos persistem. O número de pessoas fora de casa aumentou: só no município, passou de 2,4 mil no sábado para 4,3 mil neste domingo (13). Isso aconteceu embora o nível do rio Ibirapuitã tenha baixado, de 15m70cm acima do normal para 12m80cm.

A cidade bicentenária da Fronteira Oeste se viu transformada, em decorrência da cheia do Rio Ibirapuitã. O portentoso rio está 13,7 metros acima do nível usual. Isso não acontecia desde 1959, asseguram moradores como Eberson Santos, um carpinteiro que teve a residência inteiramente coberta pelo Ibirapuitã. Ele entra e sai de casa de canoa, há quatro dias.

Outro fator para o aumento de pessoas fora de casa é que, apesar da trégua na chuva no fim de semana, muitas vítimas da enxurrada só apareceram agora para se cadastrar no setor da prefeitura que contabiliza os prejuízos, explica o prefeito Márcio Amaral (MDB). Quando as equipes da Defesa Civil que estavam no Interior retornaram com novos dados, o número de atingidos subiu. 

Amaral calcula em R$ 30 milhões as perdas na infraestrutura, sobretudo em ruas cujo calçamento levantou pela força das águas, calçadas danificadas e prédios públicos inundados. 

RS tem alerta de chuva forte e granizo nesta terça (15/01/2019)

A terça-feira (15) iniciou com tempo instável e céu encoberto no Rio Grande do Sul. A madrugada teve registro de chuva em diversos municípios, principalmente na Serra. Na fronteira sul e oeste do Estado, localidades com municípios em estado crítico devido a acumulados elevados na última semana, a chuva deu uma trégua nas primeiras horas do dia.  A exceção foi Alegrete, que registrou chuva de 27mm.

De acordo com a Somar Meteorologia, as pancadas de chuva ganham intensidade sobre todo Estado com o passar das horas. Um sistema de baixa pressão se forma no sul do RS e a chuva é mais volumosa em áreas do litoral sul e da Campanha. As temperaturas se elevam, propiciando mais um dia de calor.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para precipitação de até 50 mm/dia, vento intenso, com rajadas entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo. Segundo a Somar, uma frente fria começa a se formar no fim do dia entre o Uruguai e o Estado, o que aumenta a instabilidade e cria condição para temporais, vendavais, com risco de alagamentos e elevação dos níveis dos rios. 

As informações são do portal Zero Hora.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures