A nova planta da Fonterra em Canterbury, Nova Zelândia, iniciou a produção e deve produzir até 24.000 toneladas de cream cheese anualmente, com destino à China. A cooperativa disse que está respondendo às mudanças nas demandas dos consumidores chineses por alimentos ocidentais. Os blocos de 20kg de cream cheese atenderão à demanda por produtos de panificação, como cheesecakes e tortas de queijo.
A unidade faz parte de um investimento de NZ$ 150 milhões (US$ 100,32 milhões) anunciado no ano passado para a construção de duas fábricas de cream cheese em Darfield. Espera-se que a segunda unidade seja concluída em 2019 ou 2020.
Susan Cassidy, gerente geral de marketing para serviços globais de alimentos da Fonterra, acredita que o crescimento da classe média chinesa, a rápida urbanização e as mudanças nos gostos dos consumidores contribuíram para um "crescimento explosivo" do número de consumidores que desejam produtos lácteos da Nova Zelândia. “As pessoas na China querem produtos lácteos naturais, de forma que possam confiar em seus produtos de confeitaria. Isso é ótimo para a Fonterra e para a Nova Zelândia ”, disse ela.
O diretor de operações globais da Fonterra, Robert Spurway, disse que a fábrica constitui uma parte importante da estratégia da cooperativa para manter o ritmo na produção de produtos com maior valor agregado para seus negócios com consumidores e foodservice. "Hoje, um em cada quatro litros de leite da Nova Zelândia é vendido para a China - isso equivale a 3,4 bilhões de litros por ano. Nosso foco é criar o maior retorno para cada um desses litros”, afirmou o diretor.
“A nova fábrica nos permitirá converter mais leite em cream cheese de alto valor, que está na demanda popular. Temos muito orgulho da nossa tecnologia, que altera a firmeza e consistência do cream cheese de acordo com a preferência do cliente. É uma tecnologia de ponta e uma enorme vantagem competitiva”, completou ele. A conclusão da planta ocorreu apenas duas semanas depois de a Fonterra ter nomeado Miles Hurrell como seu CEO interino, substituindo o executivo-chefe, Theo Spierings.
Em outubro passado, a cooperativa de lácteos anunciou que seu negócio de serviços alimentícios, Anchor Food Professionals, gerou mais de NZ$ 2 bilhões (US $ 1,33 bilhão) em receita anual em relação ao ano anterior. Vale destacar que uma pesquisa realizada pela Euromonitor International previu que a China ultrapassará os EUA como o maior mercado de lácteos do mundo até 2022.
Em 29/08/18 – 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,66884
1,49514 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: portal Oanda)
As informações são do portal FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.