ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como apreciar o queijo Brie

POR RENATA CURZI

E CARLA REIS

O QUÊ DO QUEIJO

EM 16/03/2017

4 MIN DE LEITURA

2
3
Conhecido como o Rei dos Queijos”, o Brie ganhou esta fama quando seu parente mais nobre o Brie de Meaux (queijo francês com AOC – denominação de origem controlada) ganhou este título no Congresso de Viena no século XIX. Por ter sido produzido originalmente na região da Île de France, ele também é conhecido como o queijo parisiense.

No Brasil ele vem se popularizando gradualmente. O Brie produzido nacionalmente está em qualquer bom supermercado. Podemos encontrar também alguns importados industrializados. Os artesanais, feitos com leite cru e de sabor mais complexo não são feitos no Brasil e não podem ser importados devido a nossa legislação sanitária.
 
Então, fica a dica de um programa imperdível na França: experimentar os queijos Brie feitos com leite cru, mas atenção procure na embalagem as referências: “au lait cru” ou ainda AOC.

as melhores parcerias do queijo brie


Características

Sua casca branca aveludada é resultado da ação de um fungo, o Penicillium camemberti, que não só dá a sua aparência característica, mas também promove a sua maturação de fora para dentro. Já notaram que o Brie mais jovem tem a massa em torno da casca mais mole e untuosa, enquanto o centro é mais denso?
 
Isso é resultado da ação do mofo. Com o tempo, suas enzimas tornam a textura do queijo mais flexível e o seu sabor mais pronunciado. No final deste processo o sabor é forte e tende ao amoniacal e a massa parece quase derreter.

Qual a fase ideal para consumir?

Isso é muito pessoal, acredito que cada um tem que respeitar o seu paladar, que é único, e descobrir em que fase prefere consumir o queijo: mais jovem ou mais maturado. Só não vale deixar de experimentar. Veja meu exemplo: hoje gosto do brie de qualquer jeito, posso comê-lo diariamente.
 
Mas nem sempre foi assim. Confesso que esse amor não foi à primeira vista. Meu primeiro contato com queijos de mofo branco foi durante o curso técnico em laticínios. Via todo mundo comendo com gosto e pensava: Eca! Só experimentei quando minha turma os fez em aulas práticas e gostei do miolinho, não comi a casca.

Depois, fomos nos conhecendo e descobri que fomos feitos um para o outro. Um amor maduro, aconchegante e um pouco obsessivo: não vivo sem esse queijo.

Como comprar?

A melhor maneira de comprar um Brie é pedir para experimentá-lo e comprar pequenas porções, pois é complicado conservá-lo em casa após cortado. Mas, infelizmente, poucos pontos de venda prestam esse serviço ao consumidor, por isso é útil saber julgar sua aparência:
 
  • Muito mofo branco = pouco maturado, ainda não desenvolveu toda a potencialidade do sabor;
  • Mofo branco menos denso, mesclado com outras cores como rosado ou amarelado = queijo mais maturado, sabor mais complexo;
  • Predomínio de miolo mais claro e duro = queijo muito novo, ‘verde’, pouco maturado;
  • Predomínio da massa em volta da casca amarelada e elástica = queijo maduro;
  • Massa quase desmanchando, derretendo = queijo muito maturado, com sabor forte. 

De acordo com esse esqueminha básico, você pode julgar os queijos das fotos. É bem simples.

O queijo da foto abaixo está no ápice da maturação: o mofo branco já não predomina — a casca tem manchas amarelas, a textura é mais cremosa e sabor complexo, que lembra nozes e cogumelos.


queijo Brie
Queijo mais maturado: massa homogênea e macia. Na casca nota-se que o mofo branco não está tão dominante, já é possível observar pontos amarelados.

Na foto 2 temos um queijo fatiado para tentar mostrar que o miolo está mais duro e pálido e, além disso tem uma camada espessa e uniforme de mofo branco. Este queijo está ‘verde’, ou seja, não foi maturado por tempo suficiente. Ele até é bonitinho, todo branquinho, mas o sabor pode evoluir mais.


queijo Brie
Queijo brie jovem: a massa ainda não é homogênea, observa-se no seu interior um ‘coração’ mais duro e de cor ligeiramente mais pálida. Na casca, o mofo branco forma um veludo ainda bem uniforme.

Como comer o queijo brie?

O Brie é muito versátil. Seu sabor suave e, ao mesmo tempo, marcante garante sua presença em qualquer refeição e não pode faltar em uma tábua de queijos, servido como entrada ou sobremesa. No café da manhã é delicioso com torradas e geleia. Também fica ótimo nas saladas, sanduíches ou como fondue: assado na embalagem de madeira.

Acompanhamentos clássicos: um bom pão artesanal ou baguete, cogumelos, uvas verdes, figos, nozes, damascos e chocolate.

Bebidas: champanhe! Essa é uma harmonização clássica do Brie françês. Ela é baseada no terroir, as regiões produtoras (Brie e Champagne) são vizinhas. Além disso, as bolhinhas dos espumantes têm um papel importante, elas limpam o palato da untuosidade desse queijo.

Se a opção for um vinho branco o Chardonnay é a escolha da maioria dos especialistas. Entre os tintos, Pinot Noir, Merlot e Carmenere são boas escolhas.  Para os que preferem cerveja a Pale Ale é muito indicada.

RENATA CURZI

Formada em Jornalismo pela UFJF e Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

CARLA REIS

Administradora com MBA em Marketing, Especialista em Alimentos pela UFLA, Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes .

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANA RHIS

CAMPINAS - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 22/04/2021

Bom dia
Posso utilizar parte do texto (citando a fonte) em uma postagem minha no Instagram? Trabalho com tábuas de frios
JOÃO BOSCO DE OLIVEIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 08/01/2020

Aos 73 anos, aprendi. Hoje é meu aniversário. Decidi inovar na mesa. Antes, vim aprender como inovar com sabedoria. Parabéns pelo texto. Parabéns pela utilidade. Feliz novo ano para nós.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures