ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Garrafas plásticas 'não recicláveis' de leite incomodam consumidor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/10/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
No último mês de agosto, a jornalista Carolina Tarrío foi até a fábrica da marca de leite que ela compra para devolver 365 garrafas de plástico vazias – o equivalente ao consumo de sua família de quatro pessoas durante um ano. Durante a ação, em São Paulo, a jornalista entregou à empresa uma carta assinada por 157 compradores da marca insatisfeitos com o fato de não conseguirem reciclar as embalagens. A empresa diz que o plástico foi escolhido por ser "seguro para o envase do leite" e "não resultar em um produto final de custo elevado".


A jornalista Carolina Tarrío (centro) com o marido, os filhos e as garrafas do leite consumido em um ano

"Só uma pequena quantidade do plástico é reciclada no país. O material perde qualidade a cada reciclagem e chega um momento em que não tem mais para onde ir. Deveríamos recusar embalagens assim", diz Carolina. Após a devolução das garrafas, a empresa prometeu instalar um ponto próprio de coleta das embalagens em sua unidade de São Paulo.

Tarrío lembra, no entanto, que o maior problema não é o recolhimento do material, mas sim o correto encaminhamento para a reciclagem. A Política Nacional de Resíduos Sólidos diz que as empresas são responsáveis pelo descarte do que produzem.

"Precisamos de uma sensibilidade maior da indústria. Não basta lançar o produto, a empresa deve verificar com as cooperativas se ele tem valor para voltar à cadeia produtiva", diz Wilson Santos, coordenador de projetos de sustentabilidade da Cooper Vira-Lata, de coleta seletiva.

Segundo Carlos Humberto Mendes de Carvalho, presidente do Sindileite (sindicato das indústrias do setor), não existe um mecanismo para obrigar as empresas a usar ou deixar de usar determinados tipos de embalagem.

Em março de 2018, a organização planeja realizar um simpósio que deve unir especialistas e indústria para discutir o tema. Segundo Carvalho, o evento é o primeiro passo para a implementação de um sistema de logística reversa nas empresas paulistas.

As informações são do jornal Folha de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures