ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtos de uso veterinário em fazendas: dicas para um uso mais seguro

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 29/03/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

Na bovinocultura de leite, a aplicação de produtos de uso veterinário é uma necessidade frequente e requer muita atenção. Cabe aos colaboradores da fazenda acompanhar quais medicamentos foram aplicados, em quais animais e o período de carência de cada um deles.

Por isso, é importante priorizar alguns pontos relacionados à sanidade, assim como as diretrizes sanitárias exigidas na legislação.

Dentre esses pontos, a compra, acondicionamento e aplicação de medicamentos veterinários devem ser prioridade dentro da fazenda. Além de garantirem a saúde dos animais, contribuem para a segurança no consumo do leite produzido pelas vacas.

Confira algumas dicas e recomendações para que o uso de produtos de uso veterinário seja realizado de uma forma mais assertiva.

 

Produtos de uso veterinários: essenciais, desde que usados com cuidado!

A saúde de um animal está diretamente relacionada ao seu bem-estar e à produtividade, na pecuária leiteira. Ou seja, quando há menor incidência de doenças, ferimento ou dor, os resultados na produtividade são melhores naturalmente.

Assim, para diminuir a ocorrência de doenças e assegurar melhores condições de saúde, bem-estar e produtividade ao rebanho, é necessário recorrer aos medicamentos veterinários com frequência.

Dentre os produtos de uso veterinário, estão os aditivos, vacinas, medicamentos, antissépticos e desinfetantes de uso geral. Entretanto, da mesma forma que tais produtos são aliados da fazenda, podem trazer sérios prejuízos para a produção quando utilizados de forma incorreta, sem acompanhamento e sem respeitar o período de carência.

Por isso, os produtos a serem utilizados devem, obrigatoriamente, apresentar regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nesse sentido, a Instrução Normativa nº 35 de 11 de setembro de 2017, publicada pelo MAPA, estabelece novos procedimentos para os médicos veterinários que prescrevem medicamentos e para todos os estabelecimentos que fabricam, armazenam, comercializam, manipulam, distribuem, importam ou exportam esse tipo de substância.

 

Dicas para melhor uso de produtos veterinários em fazendas leiteiras

O uso de produtos de uso veterinário na pecuária de leite tem inúmeras finalidades, exigindo que a fazenda tenha uma pequena farmácia para uso emergencial ou programado.

Esses produtos respondem não só pela sanidade dos rebanhos, mas também são responsáveis pela produtividade e qualidade do produto final, o leite. Exatamente por isso, algumas dicas e recomendações são sempre importantes, tais como:

1. Uso de produtos previamente aprovados e baseados na bula ou recomendação do médico veterinário

A utilização de produtos de uso veterinário aprovados, de acordo com as orientações da bula ou rótulo, permite a obtenção de um resultado esperado, aliando-o com uma melhor gestão dos potenciais riscos.

Uma exigência importante é que a fazenda NUNCA faça uso dos medicamentos em animais de espécies diferentes daquelas que estão registradas na bula. Também é imprescindível obedecer às restrições e finalidades a que se destinam o medicamento.

Por fim, é essencial aplicar a dose recomendada sugerida pela bula ou conforme prescrito pelo médico veterinário, sempre respeitando e cumprindo o período de carência.

2. Mantenha o registro de todos os produtos veterinários utilizados

Tendo em vista a importância do uso de agentes químicos na produção pecuária, é fundamental manter registros de todos os tratamentos a fim de prevenir efeitos adversos na saúde e produtividade do animal.

Também é importante identificar todos os animais antes de qualquer tratamento, isso permite que sejam respeitados os períodos de carência dos medicamentos utilizados. A ideia é separar os registros em temporários e permanentes.

3. Acondicione os produtos da forma correta

Produtos de uso veterinário devem ser acondicionados de forma segura. Isso reduz os riscos de que sejam utilizados indevidamente, além de evitar que eles contaminem acidentalmente o leite ou alimentos dos próprios animais.

No caso de medicamentos veterinários, é recomendável que o produtor adote o acondicionamento de forma segura e em local fechado, com rótulo legível e bula para consulta de dosagens.

Além disso, é importante realizar inspeções constates para verificar e observar o prazo de validade do produto, bem como o descarte correto.

 

Cuidados necessários para a aplicação de medicamentos veterinários

Vimos até aqui a importância do uso de produtos veterinários na pecuária leiteira, mas ainda falta um ponto essencial: a correta aplicação deles.

Para que a aplicação ocorra sem intercorrências, é essencial agir em três partes: antes, durante e depois da aplicação.

Antes da aplicação: Importante fazer a contenção adequada dos animais em bretes, a fim de eliminar acidentes e permitir a aplicação correta dos fármacos veterinários.

Durante a aplicação: Respeite a via de aplicação indicada na bula (subcutânea, intramuscular e intravenosa) ou, nos casos de controle parasitário, por meio de pulverização e pour-on (aplicado direto no dorso).

Após a aplicação: É recomendável acompanhar o rebanho por, no mínimo, 30 minutos, para certificar-se de que o animal não terá intercorrências decorrentes da aplicação.

Por fim, mas não menos importante, cabe à fazenda investir em formação, capacitação e qualificação da mão-de-obra, permitindo que os encarregados estejam capacitados para exercer as atividades cotidianas com segurança.

 

Para saber mais sobre a importância do uso de produtos veterinários na sua fazenda te convidamos a baixar nosso e-book exclusivo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint