ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtos de descarte zero de leite são essenciais para atender à crescente demanda de lácteos, inclusive para a China

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 29/11/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirma que a China está abrindo o seu mercado para os produtos lácteos brasileiros, incluindo leite em pó e queijos. “A notícia é excepcional para o agronegócio nacional. E não poderia ser diferente. Afinal, estamos falando de um país gigante em tamanho e na economia, que hoje é o maior importador mundial de lácteos”, explica Lucas Tonelli, gerente de produtos para bovinos da Vetoquinol Saúde Animal.

O professor e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada  (CEPEA-Esalq/USP), Thiago Bernardino de Carvalho, informa que o Brasil não registra saldo positivo na balança comercial de lácteos desde 2014. “Naquele ano, as exportações totalizaram 10,1 mil toneladas, enquanto as importações atingiram 6,64 mil. Desde então, o país compra mais do que vende. Isso faz com que haja maior competição entre os produtos nacionais e estrangeiros, beneficiando consumidores locais, mas prejudica a produção em regiões menos eficientes, o que desestimula produtores”, explica o especialista.

Para atender à China e a outros potenciais importadores de produtos lácteos nacionais, toda a cadeia produtiva brasileira precisa estar preparada. “Isso começa nas propriedades, principalmente evitando desperdício de leite e cuidado da qualidade e segurança dos alimentos”, ressalta Lucas Tonelli. “A pecuária leiteira tem à sua disposição um arsenal de produtos para saúde animal, de altíssima qualidade, segurança e com descarte zero. Isso é indispensável principalmente para o tratamento e controle de doenças que causam prejuízos econômicos significativos, afetam o bem-estar e a produtividade dos animais e, consequentemente, impactam o mercado como um todo”, complementa Tonelli.

Descarte Zero é o programa da Vetoquinol Saúde Animal que ajuda os produtores a evitarem perdas devido à ocorrência de resíduos de medicamentos na hora de enviar o leite para os laticínios. “Esta alternativa está ao alcance do produtor”, ressalta o especialista da Vetoquinol. O programa Descarte Zero envolve orientações práticas e uma linha completa de produtos para saúde animal para os bovinos de leite, que não comprometem a composição do leite e podem ser utilizados até o dia anterior à ordenha e consequente envio à indústria. Destaque para Tolfedine CS, AcurA, Eprino Pour-On, Tanitop IGR, Polijet HD, Novatack Pour-On, Toxolin e Novatack Gold.

O Programa Destaque Zero inclui recomendações úteis para os produtores evitarem perdas na hora de entregar o leite aos laticínios, incluindo treinamentos, palestras, dias de campo e auxílio no diagnóstico de doenças para definição de protocolos de tratamento. “Quanto maior a produtividade e menor o desperdício mais apto o Brasil estará para atender às demandas do mercado externo, inclusive de um gigante como a China”, finaliza Lucas Tonelli.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.132 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). Site: www.vetoquinol.com.br  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures