ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa reforça potencial de bebidas nutricionais no mercado brasileiro

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 29/06/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Levantamento inédito e exclusivo no Brasil encomendado pela unidade de Food & Beverages da DuPont Nutrition & Biosciences buscou entender as motivações, razões de compra e o que os consumidores pensam a respeito das bebidas nutricionais. As pesquisas qualitativas foram realizadas em parceria com a agência Kyra em fevereiro deste ano com dois grupos: mães com filhos entre 3 e 14 anos e adultos com mais de 50 anos.

No primeiro grupo, observou-se que a alimentação das crianças e adolescentes está longe da ideal. Já os adultos com mais de 50 anos são conscientes e entendem o que é ter uma dieta balanceada e completa, procuram comer a cada 3 horas e evitam excessos. Ambos os grupos enxergam as bebidas nutricionais de forma positiva no que se refere à saudabilidade.

"Bebidas nutricionais que promovam o bem-estar têm um grande potencial de crescimento no mercado brasileiro, visto que os consumidores têm buscado cada vez mais alimentos saudáveis", afirma Gisele Vasconcelos Barros, líder regional de marketing para bebidas na DuPont Nutrition & Biosciences.

Infância e adolescência

No grupo com as mães, a opinião geral das participantes é a de que ter uma dieta saudável significa fornecer tudo o que a criança precisa para se desenvolver bem. As consumidoras sabem quais são os benefícios que os alimentos saudáveis fornecem, mas têm pouco conhecimento sobre o papel de cada elemento e qual deles está presente em cada alimento.

Um dos grandes desafios para esse público é o lanche da escola. "Embora procurem colocar produtos mais saudáveis nos lanches dos seus filhos, a falta de opções faz com que muitas mães acabem cedendo a produtos não adequados nutricionalmente. As bebidas nutricionais seriam uma excelente solução para isso", explica Gisele.

As principais motivações de consumo das bebidas nutricionais nesse grupo são suprir deficiência na alimentação entregando vitaminas e proteínas, ser nutritiva com sabor agradável e saciar a fome de forma saudável e conveniente. Entre os horários mais comuns para a ingestão desses alimentos estão o café da manhã e antes de dormir.

Maturidade

Homens e mulheres com 50 anos ou mais têm como fator primordial da alimentação a disciplina, por isso, procuram comer no horário correto e a cada três horas, segundo a pesquisa. Eles também se preocupam bastante com os excessos, limitando o consumo de doces, frituras e gordura. 

"Esse público consumidor está muito preocupado em ‘ouvir mais o corpo’, atento aos sinais de alerta conforme a idade avança. Por exemplo, muitos mencionaram que não jantam mais para evitar o desconforto com o processo de digestão e, assim, dormir melhor", explica Gisele.

No caso desses consumidores, o consumo de bebidas nutricionais ocorre tanto por indicação médica quanto por conta própria, como substituição leve para refeições e para dar mais energia e disposição.

Expectativas

De acordo com Gisele, as duas pesquisas reforçam o potencial de crescimento do mercado de bebidas nutricionais no Brasil: de acordo com o Euromonitor, espera-se em média crescimento anual de 7% nesse segmento entre 2020 e 2024. Ainda de acordo com o Euromonitor, a América Latina1 é a região do mundo que teve maior crescimento nesse setor (média de 13% entre 2012 e 2017).

"A demanda por bebidas nutricionais já vem crescendo e tende a se intensificar diante do atual momento. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e buscam um estilo de vida mais saudável, o que está em plena consonância com esses tipos de alimentos", conclui Gisele.

Sobre a DuPont Nutrition & Biosciences

A DuPont Nutrition & Biosciences usa a ciência especializada para promover soluções com foco no mercado e que sejam saudáveis e sustentáveis para alimentos, bebidas, suplementos dietéticos e para a indústria farmacêutica. Também usamos biotecnologia de ponta em vários mercados para promover soluções biológicas que atendam às necessidades de uma população em crescimento ao mesmo tempo em que protegemos o meio-ambiente para futuras gerações. Solucionamos problemas de forma inovadora para ajudar nossos clientes a transformar desafios em oportunidades comerciais de alto valor. Para mais informações: www.dupontnutritionandbiosciences.com ou www.biosciences.dupont.com

Sobre a DuPont

A DuPont (NYSE: DD) é uma empresa líder em inovação global com materiais baseados em tecnologia, ingredientes e soluções que ajudam a transformar as indústrias e o dia-a-dia das pessoas. Nossos empregados utilizam a ciência diversa e o conhecimento para ajudar os clientes a aplicarem suas melhores ideias e entregarem inovações essenciais nos mercados chaves incluindo eletrônica, transporte, construção, água, saúde e bem-estar, alimento e segurança no trabalho. Para mais informações, visite www.dupont.com/.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures