ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nutrição mineral injetável (FOSFOSAL®) para controlar o stress oxidativo e ativar a imunidade no período de transição ao parto em vacas leiteiras

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 05/08/2022

6 MIN DE LEITURA

1
0

No ciclo de produção, o período de transição ao parto é um dos estágios mais críticos do ciclo de produção. A baixa ingestão de matéria seca que acontece nesta fase implica em aumento de desafios e ocorrência de problemas como cetose, hipocalcemia, deslocamento de abomaso, imunossupressão e alta incidência de doenças infecciosas pós-parto, especialmente mastites, doenças respiratórias e doenças uterinas.

Na fase de transição, as vacas passam por inúmeras mudanças metabólicas que demandam adaptações em relação à dieta e ao comportamento, dentre outros desafios. Neste cenário, a necessidade de adaptações metabólicas para suprir as demandas da gestação, colostrogênese, parição e lactogênese são decisivas para o sucesso da futura lactação. No terço final da gestação, as vacas reduzem seu consumo de matéria seca em aproximadamente 40%, observando-se valores decrescentes até o dia do parto e simultaneamente existe maior demanda de energia para suprir o crescimento exponencial do feto e a colostrogênese, iniciada ao redor de 3 semanas  pré-parto, onde o consumo de macro e micronutrientes é insuficiente para atender a demanda, e a inadequada adaptação nutricional da vaca na 1ª semana pós-parto é marcada pelo balanço energético negativo (BEN).

As vacas no período de transição apresentam estresse oxidativo conectado com a intensificação na sua atividade metabólica, caracterizada pelo aumento das reações químicas e produção de substâncias pró-oxidantes, eventos simultâneos à diminuição no consumo de matéria seca, com consequente redução na ingestão de substâncias antioxidantes exógenas provenientes da dieta. Além disso, as vacas no período de transição apresentam imunossupressão e alta incidência de doenças infecciosas, com hiperatividade das células inflamatórias e produção extra de EROs (Espécies Reativas ao Oxigênio). O estado pró-inflamatório também estimula a mobilização das reservas de gordura por meio da lipólise.

O estado metabólico materno durante o final da gestação parece afetar também as bezerras. LING et al. (2018) descobriram que os filhos de vacas que passaram por excessiva metabolização lipídica no pré-parto (altas concentrações de NEFA {ácidos graxos não esterificados} e BHB {beta-hidroxibutirato}) ou estresse oxidativo no pré-parto apresentaram menor peso corporal ao nascimento e menor resposta imune celular. Esses dados sugerem que a exposição pré-natal ao estresse metabólico materno pode afetar respostas metabólicas e inflamatórias da cria, que podem influenciar na sua suscetibilidade às doenças durante a fase mais crítica na vida da bezerra, ou seja, seu primeiro mês de vida. Esta é uma outra razão do porquê o estresse metabólico das vacas durante o final da gestação deve ser minimizado com o uso de estratégias nutricionais para aumentar a imunidade, manejo adequado, conforto e saúde durante o período.

 

Efeito da suplementação mineral injetável no perfil imune, oxidativo e saúde da glândula mamária no período de transição ao parto

Um estudo desenvolvido por Solda et al. (2017) demonstrou que duas aplicações de complexo mineral injetável (FOSFOSAL®) aos 20 dias pré-parto e na parição resultou no aumento sanguíneo de alguns biomarcadores da resposta imune, tais como número total de leucócitos, proteína sérica e globulinas no período pós-parto. Em relação ao estresse oxidativo foi possível verificar menor lipoperoxidação e aumento da atividade antioxidante da enzima catalase. Outro estudo foi realizado com a administração de três doses da suplementação mineral injetável, aplicada aproximadamente 20 dias antes do parto (1ª dose), no dia do parto (2ª dose) e 20 dias pós-parto (3ª dose). Nesta pesquisa, as vacas tratadas com o suplemento mineral apresentaram menores valores de corpos cetônicos e menor contagem de células somáticas (CCS) aos 30, 45 e 60 dias de lactação, além de menor produção de espécies reativas do oxigênio associada com um aumento na atividade da enzima antioxidante superóxido dismutase (SOD). As concentrações de proteína total, globulina e citocinas também foram maiores no grupo que recebeu complexo mineral injetável (WARKEN, 2018).

 Com base nestes estudos pode-se verificar que a suplementação mineral injetável pode ser utilizada como estratégia para amplificar a resposta imune das vacas de leite durante o período de transição, além de prevenir o estresse oxidativo no início da lactação. Além disso, indícios apontam que o protocolo pode melhorar a saúde da glândula mamária no pós-parto imediato podendo evitar a ocorrência de mastites.

 

Quando usar o Fosfosal® para ativação imunitária no período de transição?

Aplicar 10 mL via intramuscular em 3 momentos (SOLDA, et al, 2016)

  • Dia (–) 30 pré-parto______10 ml de Fosfosal®
  • Dia do parto___________10 ml de Fosfosal®
  •  Dia (+) 30 pós-parto______10 ml de Fosfosal®

 

Efeito da suplementação mineral injetável (Fosfosal®) na reprodução

Além dos incrementos no período de transição ao parto, o FOSFOSAL® também incrementa resultados na reprodução. Estudos realizados pontuam a diferença em diversos parâmetros analisados e evidenciando a melhor eficiência reprodutiva quando do seu uso.

MACEDO, G. G., et al. (2016) avaliaram o efeito do multimineral injetável (FOSFOSAL®) sobre o desempenho reprodutivo de fêmeas Nelore criadas a pasto e submetidas a IATF. As taxas de concepção em novilhas, primíparas e multíparas foram de 58 e 55%, 61 e 56%, e 53 e 47%, respectivamente, nos grupos tratados e controles. Os autores concluíram que a suplementação mineral pode ser uma estratégica nos programas de IATF em gado de corte.

PENTEADO, L., et al (2017) realizaram estudo semelhante em vacas de corte da raça Nelore. A taxa de prenhez foi maior nas fêmeas tratadas com FOSFOSAL® (52%), comparado ao controle não suplementado (46%). O efeito do tratamento também foi verificado quando os animais foram separados em categorias de primíparas (controle 46%; Fosfosal® 52%) e multíparas (controle 44%; Fosfosal® 50%).

PESSOA G. et al (2017) avaliaram o efeito da suplementação mineral injetável sobre o crescimento folicular de fêmeas bovinas, com bezerro ao pé submetidas a protocolos de IATF. As vacas foram suplementadas com 2 doses de complexo mineral (FOSFOSAL®) durante o protocolo de IATF. Neste estudo, as vacas tratadas apresentaram folículo dominante significativamente maior na data da IA (D11) (Controle= 14,62mm; Fosfosal® = 15,42mm). O crescimento folicular entre D9 e D11 foi maior nos animais tratados com complexo mineral (4,5} 0,39mm), em comparação com os animais não tratados (4,2} 0,08mm). A taxa de prenhez também foi maior no grupo tratado (57%) em relação ao grupo controle (47%).

PESSOA, G. et al (2017) reportaram em outro estudo, que a suplementação mineral com FOSFOSAL® aumenta a expressão de estro (Fosfosal® = 67%; controle = 51,5%) e taxa de prenhez (Fosfosal® = 53,50%; controle = 46,50%) em programas de IATF em vacas de corte.

 

Quando usar Fosfosal® para incrementar resultados na reprodução?

  •  Usar 15 ml de Fosfosal® no dia zero da IATF (PENTEADO et al, 2017).

 

 

Referências

SOLDÁ, N.M. et al. Injectable mineral supplementation to transition period dairy cows and its effects on animal health. Comp Clin Path. 2016;26(2):335-342. doi:10.1007/s00580-016-2378.

WARKEN, S.F. et al. Reconstruction of late Holocene autumn/winter precipitation variability in SW Romania from a high-resolution speleothem trace element record. Earth Planet Sci Lett. 2018;499:122-133. doi:10.1016/j.epsl.2018.07.027.

LING, T.; HERNANDEZ-JOVER, M.; SORDILLO, L. M.; ABUELO, A. Maternal late-gestation metabolic stress is associated with changes in immune and metabolic responses of dairy calves. J Dairy Sci. 2018;101(7):6568- 6580. doi:10.3168/jds.2017-14038.

MACEDO, G.G. et al. Uso de suplementação mineral injetável de glicerofosfato de sódio, fosfato monos monossódico e selenito de sódio durante o protocolo de sincronização da ovulação na concepção de fêmeas Nelore. XXX ANUAL MEETING OF THE BRAZILIAN EMBRYO TECHNOLOGY SOCIETY, 2016.

PENTEADO, L.; SANTOS, F.B.; LIMA, B.S.; DECUADRO-HANSEN, G.; DUREL, L.; COLLI, M.H.A.; GONÇALES JR W.A.; ZANATTA, G.M.; MINGOTI, R.D.; BARUSELLI, P.S. Effect of Fosfosal® supplementation on pregnancy rate at FTAI of suckled Nelore cows: preliminary results. Animal Reproduction. 2017; 14(3): 687.

PESSOA, G.A. et al. Efeito da suplementação mineral injetável com fósforo, selênio, magnésio, cobre e potássio sobre crescimento folicular de vacas Bos taurus e cruzadas durante protocolo de IATF. XII Congresso Brasileiro de Buiatria, 2017.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALIELSON GOMES DE CARVALHO

PALESTINA - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/09/2022

Passei a usar o Fosfosal em outubro do ano passado (2021) e os indíces reprodutivos melhoraram muito. atividade pecuária leiteira.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures