ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novartis responde: minhas vacas apresentaram mastite pós-parto, mesmo com o uso de antibiótico na secagem. Os animais podem ter adquirido resistência ao produto?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 16/02/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um produtor de leite entrou em contato com a Novartis questionando que 2 de suas vacas apresentaram mastite pós-parto, mesmo com o uso de antibiótico (a base de gentamicina) na secagem e perguntou se os animais podem ter adquirido resistência ao produto. Contou também que possui um animal com mastite crônica e que já aplicou vários antibióticos e que não adiantou.

Confira a indicação de Octaviano Alves Pereira Neto, Médico Veterinário, Mestre em Produção Animal e Gerente Técnico da Linha de Bovinos - Novartis Saúde Animal

"O simples fato de suas vacas apresentarem mastite pós-parto não significa diretamente resistência antimicrobiana à gentamicina, pois pode ter ocorrido problemas durante o período seco, porém não se descarta essa possibilidade. Sugiro que procure um técnico ou um laboratório especializado (pode ser de uma cooperativa, faculdade de veterinária ou privado) e teste este princípio ativo, para ter certeza do status no seu rebanho. Os relatos de cepas resistentes à esta molécula infelizmente vêm crescendo nas áreas de produção leiteira.

De toda maneira, a mastite deve ser sempre considerada com um problema que associa três diferentes universos - a vaca, o ambiente e os microrganismos.

Os períodos de chuva aumentam a propensão à contaminação da glândula mamária, portanto, cuidados redobrados com higiene trazem benefícios quanto à sanidade do úbere. A capacitação das pessoas envolvidas na atividade de ordenha colabora positivamente na redução dos índices de transmissão da enfermidade.

A Novartis Saúde Animal possui em sua linha de produtos o Vetimast PLUS VS e VL (para vaca seca e em lactalção, respectivamente), dois produtos intramamários compostos por cefalexina, neomicina e miconazol. Os dois primeiros potentes antibióticos e o último um antifúngico que age tratando e controlando os casos de mastite micótica. Um diferencial também do Vetimast PLUS VL é a presença de um antiinflamatório (prednisolona) que reduz a agressão à glândula mamária durante o processo de tratamento.

Estes produtos são alternativas para adoção em seu programa de controle de mastite, bem como nossa linha Agrovet, conhecida no tratamento de mastites e outras enfermidades bacterianas do rebanho.

Você comenta também sobre uma vaca com mastite crônica e que não tem respondido aos tratamentos. Qual a produtividade desse animal e sua importância dentro do seu negócio como um todo? Vacas como essa geralmente são focos de contaminação das demais fêmeas em produção, portanto, sugiro que avalie os prós e os contras de mante-la no rebanho. Caso a produção deste animal seja de pouca importância, muitas vezes o benefício de eliminá-la (secá-la ou mesmo descartá-la) traz consigo melhorias consideráveis no status sanitário do restante do rebanho.

Este tipo de decisão deve ser acompanhada de melhorias no processo de ordenha e manejo geral, sempre com o apoio de veterinários que possam lhe oferecer orientações pra obter o máximo de produtividade de suas vacas.

Espero ter-lhe auxiliado e ficamos à disposição para outras demandas.

Atenciosamente

Octaviano"




Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures