FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Facilitador de secagem do leite contribui para uso racional de antibióticos no rebanho, indica veterinário mineiro

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 14/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
2

Lucas Damas Menegucci era apenas um adolescente quando decidiu que queria trabalhar. Seu primo, que era veterinário e tinha uma clínica veterinária, o convidou para integrar sua equipe. A partir daí surgiu uma grande paixão por animais, especialmente vacas leiteiras. Após concluir o ensino médio, Lucas – hoje com 25 anos – decidiu seguir a mesma carreira do primo.

"No começo, eu não tinha intenção de cursar veterinária. Mas, aos poucos, passei a ter um grande apreço pelo cuidado com os bovinos, principalmente nas áreas de reprodução e de cirurgia", conta Lucas, que nasceu em Três Corações (MG) e é conhecido como Preguinho. "O apelido é uma herança do meu pai, que trabalhava na roça e era chamado de Zé Prego".

Formado pela Universidade Vale do Rio Verde (MG), com atuação na região de Três Corações, o veterinário tem observado desafios constantes para a saúde animal, especialmente em relação ao manejo da secagem do leite. "Até pouco tempo atrás, nossas vacas sofriam bastante nesse período, especialmente aquelas de alta produção", conta.

Atendendo a essa carência de mercado, a Ceva Saúde Animal lançou Velactis, único facilitador de secagem do leite do mercado brasileiro. O medicamento ajuda a reduzir a ocorrência de mastite e dores nos úberes das vacas – que eram comuns nas fazendas, de acordo com o veterinário –, contribuindo para aumentar o bem-estar do rebanho.

"Antes, a opção era apostar em antibióticos intramamários e torcer para não haver problemas, o que infelizmente acontecia com regularidade. Velactis surgiu para revolucionar nossa profissão e contribuir para o uso racional dos antibióticos. E não digo isso apenas como veterinário, mas como criador, já que também sou produtor de leite", salienta Lucas.

A eficácia de Velactis é comprovada por diversos estudos científicos. Recentemente, artigo publicado no norte-americano Journal of Dairy Science constatou que o produto diminui o vazamento do leite em 81%, reduzindo em 21% o risco de infecções intramamárias durante o período seco e também no pós-parto, em comparação ao grupo-controle avaliado pelos pesquisadores.

"Essa eficiência na secagem é muito importante, porque ajuda as vacas a parirem melhor e a reduzir o nível de estresse dos animais. Velactis tem feito grande diferença e por isso é cada vez mais utilizado, principalmente porque permite que o produtor aproveite o leite até os últimos dias de lactação, garantindo ainda maior rentabilidade", finaliza Lucas Damas Menegucci.

Vendedor técnico de campo da Ceva, Wanderlei Gurzoni atende Lucas e destaca a competência do veterinário. "Preguinho, como o chamamos, tem grande conhecimento para contribuir com o aumento da produtividade das fazendas leiteiras. Por isso, ele tem obtido excelente resultado, o que nos orgulha dessa parceria de sucesso", diz Gurzoni.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint