FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Dicas para Manter a Performance da Ordenhadeira

Todo sistema de ordenha deverá estar equipado com um bom sistema de lavagem onde empregamos um processo de lavagem com água quente e uso de detergente alcalino para manter um bom desempenho na teteira. Processos de lavagens fracos ou mau dimensionados geram uma lavagem deficiente, resultando em um desgaste rápido da superfície da teteira e crescimento bacteriano acelerado.

É recomendável desacoplar as teteiras do sistema de lavagem após o processo ter terminado. Deixar as teteiras acopladas ao sistema de lavagem, seja do tipo ducha ou jetters, não permite que o sistema seja drenado por completo e pode acelerar o crescimento bacteriano. Teteiras deixadas acopladas em sistemas de lavagem equipados com jetters aceleram a deformação dos lábios do orifício de encaixe da teteira ao teto do animal e com isso aumenta o risco de quedas de teteiras e reduz a vida útil da mesma.

Outro fator interessante é de não tensionar as teteiras 2 anéis na metade da vida útil e sim seguir o plano de troca recomendável, teteiras tensionadas mantém por pouco tempo efetividade e são vilãs no quesito de qualidade de ponta de teto.

Capa versus Teteira: (Tensão da teteira)

Fórmula: (a-b/b)x100    - Valor objetivo entre 5 a 16%

a = comprimento da capa

b = comprimento do massageador (barrel)

Imagem 1 – sistema de lavagem jetters

Imagem 2 – sistemas de lavagem fechado (ducha + jetters)

Imagem 3 – sistemas de lavagem duchas

 

Tabelas sugestões de ações na Ordenhadeira

 

 

Fatores que contribuem

Ações

Teteira não compativel com os tetos do rebanho

Selecionar um modelo de teteira que sejam compatíveis com tamanho dos tetos do rebanho.

Nivel de Vácuo

Manter o nível de vácuo dentro dos níveis sugeridos pelo fabricante ou técnico especializado.

Bomba de VÁCUO, linha de leite etc

Certifique-se que os componentes de seu equipamento estejam corretamente dimensionados, manter as linhas de leite mais baixa possível < 1,8 metros e projetar que as mangueiras de leite não fiquem muito compridas.

Regulador de vácuo ou variador de velocidade

Regulador ou variador não responsivo ou mau regulado resultará em flutuações de vácuos severas. Mantenha os mesmos limpos e operantes.

falta de alinhamento dos conjuntos de ordenhas

O alinhamento dos conjuntos é importante para que o mesmo possua boa vedação entre os tetos e a teteira, tentar manter as mangueiras de leite e dupla da pulsação curtas, entretanto não tão curtas que possa puxar os conjuntos desalinhando quando acoplados no animal.

Tetos de novilhas ou finos

Geralmente essa categoria deixa muito ar vazar não promovendo boa vedação entre tetos e teteira.

Teteiras torcidas

Verificar se as teteiras estão alinhadas dentro do copo, geralmente as teteiras possuem flechas indicadoras caso estejam torcidas ajustem as mesmas antes da ordenha ou até mesmo da lavagem.

Peso do Coletor de leite

Verifique se o mesmo não é muito leve ou muito pesado para seu rebanho.

 

Inspeção Visual:

Realizar mensalmente a inspeção visual por rachaduras, fissuras, desgastes nos componentes como teteiras e mangueiras.

· A utilização de mangueiras translucidas na curta do vácuo que ligam a capa ao coletor auxiliam na detecção de teteiras partidas pela presença do leite na mangueira.

· Teteiras não devem ter nenhuma rachadura ou fissura no tubo curto do leite que liga ao coletor e nem apresentar inchaço ou dilatação dos lábios e câmara do bocal da teteira, o interior deve estar com a superfície lisa e suave.

· Verifique sempre se as teteiras estão alinhadas nos copos.

· Além do interior estar liso não deverá soltar resíduos pretos.

Verificação de Performance:

A ocorrência recorrente de qualquer um dos itens a seguir pode indicar um problema com as teteiras ou a máquina de ordenha:

· Quedas da teteira ou dos conjuntos de ordenha (Não deve ser maior que 5 por 100 vacas)

· Condição ruins dos tetos, não deverá apresentar anéis na base do teto, manter a coloração mesmo após ordenha e os tetos não devem se apresentar inchados.

· Animais inquietos durante a ordenha

· Ordenha incompleta da vaca

· Sessão de ordenha muito longa

Para tanto essas dicas são apenas para auxiliar o operador ou proprietário sobre o que pode está acontecendo com a ordenhadeira, o mais certo e seguro a fazer é possuir um bom plano de assistência com as empresas especializadas.

A instalação do equipamento de acordo com os padrões de funcionamento e instalações, é de fundamental importância, sendo essencial que o mesmo seja submetido a revisões e manutenções periódicas. A exigência da manutenção vai girar em torno de 3 fatores: números de horas de funcionamento, do fabricante e das condições ambientais.

Portanto, podemos ter como regra que o equipamento de ordenha requer revisão a cada 750 horas, e uma manutenção a cada 1.500 horas de funcionamento.

Revisão 750 horas.

Se a sessão de ordenha dura 3 horas e geralmente temos 2 sessões por dia, podemos chegar a 125 dias ou 4 meses.

Manutenção 1.500 horas.

Se a sessão de ordenha dura 3 horas e geralmente temos 2 sessões de ordenha por dia, podemos chegar a 250 dias ou 8 meses.

Atenção quanto ao tempo de duração da ordenha, incluindo o processo de lavagem que tem grande influência no desgaste de partes e peças, havendo mais de 2 sessões, essas deverão ser computadas.

Reforçamos sempre a parceria com a manutenção do sistema de ordenha, pois muitas vezes existe genética, nutrição e sanitário excelentes com estruturas fantásticas e o sistema de ordenha é tratado com um implemento qualquer. Na pecuária de leite, o sistema de ordenha, é a nossa colheitadeira, que colhe todos os dias, mais de uma vez por dia, e por isso seu funcionamento deve estar impecável para uma excelente performance.

 

Boa Lactação !!!!!

Lissandro Stefanello Mioso

Médico Veterinário – CRMV 8457

Consultor Técnico

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.