ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a diversificação do portfólio amplia a rentabilidade do setor lácteo?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 21/04/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Mudanças de hábitos do consumidor abrem novas oportunidades para alimentos baseados em vida saudável e agregam valor aos produtos nacionais

O segmento lácteo é um dos mais importantes da indústria de alimentos e bebidas e fonte de renda para produtores atuando em diferentes regiões do país. Por outro lado, o setor trabalha com apertadas margens de lucro, exigindo dos laticínios o desenvolvimento de estratégias de diversificação que viabilizem a ampliação de portfólio e ganhos em rentabilidade.

Para contribuir com o desenvolvimento da categoria, a Tetra Pak utiliza sua rede global de parceiros, expertise técnica e mercadológica, além de contar com centros de inovação para, junto aos seus clientes, testar produtos e criar categorias alinhadas às novas demandas do mercado brasileiro. Em 2020, o consumo de bebidas lácteas com alto teor de proteína aumentou 27% em litros, em relação ao ano anterior, em um estudo interno da Tetra Pak. Já o Leite UHT de valor agregado cresceu 19% em volume, segundo dados da Kantar. 

Hábitos alimentares“As mudanças de hábito do consumidor, atualmente em busca de alimentos com maior valor agregado, abrem oportunidades para o desenvolvimento e fortalecimento de novas categorias, como as bebidas ricas em proteína ou fortalecidas com novas fontes de vitamina”, explica Luis Eduardo Ramirez, gerente de Marketing da Tetra Pak Brasil para a categoria lácteos.

Nos últimos anos, a empresa esteve envolvida em lançamentos importantes no mercado brasileiro, conforme exemplos abaixo:

  • +Mu Pronto (+Mu) - bebida láctea pronta para beber disponível nos sabores chocolate e capuccino, que conta com 12 gramas de proteína e não tem adição de açúcar, sendo uma opção baixa em calorias (100 kcal) e rica em nutrientes.

  • Imunoday (Piracanjuba) - bebida láctea desenvolvida para auxiliar o sistema imunológico na defesa contra microrganismos causadores de doenças do trato respiratório.

  • Yogi & Leve (Betânia) - primeira bebida láctea fermentada ambiente (semelhante a um iogurte tradicional), porém diferenciada ao permitir transporte, armazenamento e consumo em temperatura ambiente. Por dispensar a cadeia fria, produtores podem trabalhar com estratégias de precificação mais competitivas (estima-se que o custo de distribuição chegue a representar 30% do valor final de produtos que necessitam de refrigeração).

  • Queijo fresco Camponesa (Embaré) - primeiro queijo em caixinha do país, é leve, saudável e sem conservantes e conta com um processo de fabricação totalmente automatizado. Por ser distribuído em caixinha, possui tempo de prateleira superior em comparação a queijos similares comercializados em outros tipos de embalagens.

“A crescente busca por uma vida mais saudável reafirma a importância de alimentos que agreguem praticidade à rotina do consumidor. Nesse cenário, a Tetra Pak e todos os demais elos da indústria desenvolvem um grande papel ao acompanhar as tendências e oferecer soluções que conversem com os novos hábitos de consumo”, complementa Ramirez.

Sustentabilidade

Além da parceria com clientes para a oferta de alimentos saudáveis, a Tetra Pak tem focado esforços para o desenvolvimento de embalagens cada vez mais sustentáveis. Segundo o estudo Tetra Pak Index 2020, realizado em parceria com o Instituto Ipsos, o consumidor está mais crítico em relação às questões ambientais e credita às marcas a responsabilidade pela garantia da segurança e proteção dos alimentos, bem como, de trabalhar com matéria-prima sustentável.

Dentre os quesitos listados como prioridade para as marcas, estão: 

  • Produção de embalagens sustentáveis – 58%

  • Produção de alimentos de forma sustentável – 46%

  • Fornecimento de alimentos para todas as pessoas – 44%

  • Redução do desperdício de comida – 40%

  • Necessidade de elevar a segurança dos alimentos – 38%.

Atualmente, todas as embalagens da Tetra Pak são recicláveis e majoritariamente compostas de fontes renováveis. No paralelo, a empresa estuda meios para desenvolver uma caixinha que seja inteiramente feita a partir de matérias-primas renováveis e que consiga incorporar à sua composição materiais reciclados.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 24.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja. 

Para saber mais clique aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures