FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasileiro busca qualidade, proteína e apelo saudável em produtos lácteos, apontam pesquisas

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 26/05/2020

4 MIN DE LEITURA

0
1

Tem alto teor de proteína? É saudável? Sinto prazer na hora de consumir? Estas provavelmente são as três principais perguntas que norteiam os consumidores brasileiros na hora de escolher iogurtes e bebidas lácteas nas gôndolas dos supermercados. É o que apontam três pesquisas inéditas, encomendadas pela DuPont N&B, que traçaram os atributos e benefícios mais valorizados pelos consumidores brasileiros de alimentos lácteos, como iogurtes e bebidas.

Os levantamentos de mercado, realizados pelas empresas Mintel focada em pesquisas e insights de mercado, pela Kyra especializada em pesquisas qualitativas e pela Base3 empresa de monitoramento digital, entre o ano passado e este ano, são propriedades da DuPont.

A pesquisa da Mintel aponta que já existe uma demanda relevante de consumidores para produtos com alto teor de proteína em bebidas lácteas e iogurtes, o que deverá impulsionar o apelo voltado à funcionalidade desses produtos para a saúde (como redução de gordura, de lactose e de calorias).

Conforme descoberto pela pesquisa da Mintel, a categoria de bebidas lácteas com alto teor em proteína dobra de volume anualmente. De 2015 para 2019, o lançamento de produtos nesse segmento saltou de 5 para 50. Entre 2018 e 2019, o aumento foi de 138% (de 21 para 50).

O levantamento da Kyra mostrou que o consumidor sabe reconhecer os atributos principais de produtos percebidos como de maior qualidade.

“Ao considerarmos, de acordo com a pesquisa, que 65% dos consumidores brasileiros concordam que consumir proteína é uma boa forma de manter uma dieta mais saudável, fica claro que produtos lácteos com alto teor de proteínas firmam-se como uma das principais tendências no mercado de lácteos brasileiro”, afirma Paula Broisler Le Bourlegat, gerente de marketing para lácteos, no segmento de Food & Beverages da DuPont N&B.

Sabor e saudabilidade

O levantamento qualitativo, conduzido pela Kyra, ouviu consumidores de 25 a 45 anos.  De acordo com os critérios da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), os entrevistados eram todos da classe C.

Os dois critérios mais relevantes para esses consumidores na hora de escolher produtos lácteos são “ser gostoso” e “ser saudável”. No âmbito de “ser gostoso”, textura e consistência são um dos principais atributos que estão envolvidos com o sabor. 

“Ao mesmo tempo que não abrem mão do sabor, os consumidores entendem que rótulos com fibras e probióticos entregam alimentos melhores para a saúde”, afirma Paula.

“De forma geral, os iogurtes são vistos como práticos e ‘alimentos do bem’, com destaque para benefícios para os ossos, para a flora intestinal e carregam a percepção de naturalidade trazida do leite. E existe uma clara percepção de que produtos premium, que usam melhores ingredientes, são ainda mais saudáveis e gostosos”, explica a executiva.

Atividade física regular

O monitoramento realizado, pela Base3, entre fevereiro de 2019 e de 2020, acompanhou menções feitas na internet, como pesquisas no Google e citações em redes sociais, a alimentos, marcas e características de produtos lácteos com alto teor de proteínas.

O levantamento detectou que o público consumidor é o adulto que pratica atividade física regular, como uma caminhada, por exemplo. Isso desmistifica a visão de que produtos com alto teor de proteína despertam o interesse em esportistas de alta performance ou quem se exercita de forma intensa, na academia. Por não ser um produto dedicado a um nicho, há grandes oportunidades.

“Percebemos, pelas pesquisas, que o consumidor está consciente a respeito dos benefícios das proteínas e querem consumi-las mais durante as refeições do dia. Nesse contexto, ganham as indústrias que entregarem proteínas em momentos de consumo diversos, do café da manhã ao jantar”, diz Paula.

* Legislação local deve ser sempre consultada com relação à situação dos produtos, uma vez que a legislação relativa ao seu uso em alimentos pode variar de país para país.

About DuPont Nutrition & Biosciences 
DuPont Nutrition & Biosciences applies expert science to advance market-driven, healthy and sustainable solutions for the food, beverage, dietary supplement and pharmaceutical industries. We also use cutting-edge biotechnology across a range of markets to advance bio-based solutions to meet the needs of a growing population, while protecting our environment for future generations. We are innovative solvers who help our customers turn challenges into high-value business opportunities. For more information: www.dupontnutritionandhealth.com or www.biosciences.dupont.com

About DuPont

DuPont (NYSE: DD) is a global innovation leader with technology-based materials, ingredients and solutions that help transform industries and everyday life. Our employees apply diverse science and expertise to help customers advance their best ideas and deliver essential innovations in key markets including electronics, transportation, construction, water, health and wellness, food, and worker safety. More information can be found at www.dupont.com/.

 

Sobre a DuPont Nutrition & Biosciences

A DuPont Nutrition & Biosciences usa a ciência especializada para promover soluções com foco no mercado e que sejam saudáveis e sustentáveis para alimentos, bebidas, suplementos dietéticos e para a indústria farmacêutica. Também usamos biotecnologia de ponta em vários mercados para promover soluções biológicas que atendam às necessidades de uma população em crescimento ao mesmo tempo em que protegemos o meio-ambiente para futuras gerações. Solucionamos problemas de forma inovadora para ajudar nossos clientes a transformar desafios em oportunidades comerciais de alto valor. Para mais informações: www.dupontnutritionandbiosciences.com ouwww.biosciences.dupont.com

 Sobre a DuPont

A DuPont (NYSE: DD) é uma empresa líder em inovação global com materiais baseados em tecnologia, ingredientes e soluções que ajudam a transformar as indústrias e o dia-a-dia das pessoas. Nossos empregados utilizam a ciência diversa e o conhecimento para ajudar os clientes a aplicarem suas melhores ideias e entregarem inovações essenciais nos mercados chaves incluindo eletrônica, transporte, construção, água, saúde e bem-estar, alimento e segurança no trabalho. Para mais informações, visite www.dupont.com/.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint