ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Revista Leite Integral: Conforto e bem-estar de vacas em período de transição

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 15/04/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os objetivos das pesquisas do Animal Welfare Group, da UBC, no Canadá, com vacas em transição, são obter um melhor entendimento das mudanças comportamentais que ocorrem nesta fase, para avaliar as relações entre o comportamento e o consumo, e como essas alterações se relacionam com o status de saúde após o parto. Esse artigo revisa quase uma década de pesquisas feitas pelo grupo de estudos da pesquisadora, que mostram como a alimentação e tempo de permanência em pé mudam durante o período de transição, e como o conhecimento do comportamento alimentar e do consumo de matéria seca durante o pré-parto, podem ser usados para identificar vacas em risco para doenças (especificamente metrite e claudicação) após o parto.

O período transição (compreendido entre as três semanas antes do parto e três semanas após o parto) é um dos momentos mais críticos no ciclo produtivo da pecuária leiteira, no qual os riscos ao bem-estar animal são maximizados. Durante essa fase, as vacas enfrentam uma série de fatores estressantes, incluindo mudanças na dieta, reagrupamentos sociais, alterações físicas, hormonais e fisiológicas, associadas ao parto e começo da lactação. Um dos principais desafios é o aumento repentino nas exigências nutricionais para dar suporte ao início da lactação, em um momento no qual o consumo de matéria seca não acompanha o aumento da produção de leite.



Enfermidades em vacas leiteiras podem reduzir a eficiência de produção de três maneiras: diminuindo a produção de leite, reduzindo o desempenho reprodutivo e encurtando a expectativa de vida.. Durante o período de transição, as vacas ficam vulneráveis a doenças metabólicas e infecciosas, tornando a detecção precoce das mesmas, particularmente valiosa nesse período. Por exemplo, a metrite é comumente diagnosticada nas primeiras semanas após o parto. Essa doença reduz a produção de leite, prejudica o desempenho e o status reprodutivo e, provavelmente, é o fator mais importante que influencia as decisões de descarte nas fazendas.

Saiba mais sobre o conforto e bem-estar de vacas leiteiras em período de transição, acessando a Revista Leite Integral Digital!

Você já é assinante da Revista Leite Integral? Não! Então, não perca mais tempo! Acesse www.revistaleiteintegral.com.br e fique por dentro do melhor conteúdo técnico da pecuária leiteira nacional. Além da revista impressa, a Leite Integral tem também a versão digital, disponível para leitura em computadores, tablets e smartphones, onde e quando quiser.

A Revista Leite Integral é uma publicação diferenciada, lançada em 2006 com o objetivo de levar para o campo informações técnicas de alta qualidade. A revista é coordenada por médica veterinária com doutorado na área, significando atenção especial à qualidade do conteúdo. A publicação tem como público-alvo o produtor profissional que, independente da quantidade de leite produzida, busca crescimento e tecnificação.

Leia, se informe. Não fique de fora!
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures