ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual o impacto do calor na produtividade de rebanhos leiteiros?

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 22/09/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O resfriamento de vacas leiteiras no verão, melhora a eficiência da produção, a rentabilidade da propriedade, bem estar das vacas e a conservação do meio ambiente. Os dados apresentados neste artigo têm sido estudados nos últimos 30 anos em Israel e outras zonas quentes no mundo, especialmente no sul dos Estados Unidos.

A zona de conforto térmico das vacas leiteiras oscila entre -5°C a 22°C. O estresse térmico é uma condição fisiológica e de comportamento, que surge da incapacidade da vaca de perder todo calor que produz em seu metabolismo. A incapacidade de perda do calor para o meio ambiente causa à ativação de mecanismos de defesa, para reduzir a produção e também aumentar a perda. Nos dois casos, é reduzida a energia disponível para produção leiteira levando a menor produtividade.

Em condições de calor no ambiente, como as vacas não conseguem equilibrar sua temperatura corporal mantendo-a abaixo de 39 °C nota-se um aumento da temperatura corporal, o que se define como estresse calórico. A intensidade e duração do estresse durante o dia, e no ano, estão altamente correlacionadas às perdas leiteiras.

Vacas estressadas podem sofrer uma diminuição de aproximadamente 20% no consumo de alimentos e 10% de eficiência alimentar (transformação do alimento em leite). Estima-se que no verão ocorre a redução de 10 a 20% na produção de leite comparada ao inverno. As perdas anuais na produção podem oscilar em rebanhos de alto rendimento de 500 a 1500 Kg por lactação. Estima-se também uma redução de 0,4 a 0,2 unidades percentuais na concentração de gordura e proteína do leite, respectivamente. Em paralelo e como resultado do estresse calórico, ocorre um aumento na quantidade de células somáticas e uma baixa taxa de concepção, ao redor de 10% em comparação a mais de 40% em inseminações realizadas no inverno. Isto prolonga o intervalo entre partos e aumenta a porcentagem de descarte por esterilidade. Em casos mais intensos, pode acarretar uma diminuição na oferta de leite promovendo até falta de estabilidade nos preços pagos ao produtor.



Identificar os efeitos do estresse calórico e implantar medidas para reduzi-lo será tema do Curso Online "Manejo do estresse calórico para aumentar a produção leiteira" que começará no dia 05/10.

O curso será ministrado pelo instrutor Israel Flamembaum e irá abordar mais detalhadamente todos os aspectos tratados neste artigo e ainda irá avaliar o retorno econômico da instalação de métodos de resfriamento em diferentes sistemas de produção.

Israel Flamenbaum, é especialista internacional em Manejo de Rebanhos Leiteiros, bacharel em Agricultura e Ph.D.(1988) em Ciência Animal pela Hebrew University of Jerusalem.

Especialista no estudo do estresse térmico em vacas leiteiras, professor na Hebrew University of Jerusalem, tem ministrado cursos e treinamentos sobre o assunto em diversos países.

Garanta sua vaga clicando aqui!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 
Referência:
Flamembaum, I.  COLUMNISTAS FEPALE, ano 1, nº7, Julho 2013

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures