ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Influência do período de transição na qualidade dos cascos

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 19/02/2015

2 MIN DE LEITURA

3
0
Nas últimas décadas, os problemas relacionados às afecções dos cascos dos bovinos adquiriram importância crescente, sendo considerados um dos mais prevalentes e dispendiosos desafios em rebanhos leiteiros. A maioria dos pesquisadores considera que as manqueiras, juntamente com os problemas reprodutivos e mastites, constituem as três principais causas de perdas econômicas na atividade.

O período de transição é crítico para a saúde da vaca leiteira e influencia a qualidade dos cascos. Nessa fase, em geral, os animais estão sujeitos à condições de manejo e ambientais adversas, resultantes da passagem de vaca seca para em lactação. Diante disso, o tecido córneo do casco, formado no período de transição, pode ser menos resistente às condições em que esses animais são submetidos.

Hormônios como prolactina - de extrema importância para o início da lactação - e glicocorticoides - importantes para que a prolactina desencadeie sua ação no tecido mamário, porém de capacidade depressora do sistema imune - têm os seus picos no dia do parto e interferem na qualidade do casco por meio da redução da síntese de queratina (proteína estrutural do tecido córneo).

Do ponto de vista nutricional, os aminoácidos tais como cistina, histidina e metionina desempenham papeis importantes na integridade da célula produtora de queratina, assim como os minerais e vitaminas.

Também no início da lactação, a demanda energética aumenta, resultando em mobilização de gordura para suprir tal necessidade. Isto reflete em redução do tecido gorduroso corporal, inclusive daquele presente no coxim digital, diminuindo a absorção do impacto durante a locomoção do animal.

Ainda, o mecanismo de equilíbrio do cálcio no sangue é intensamente acionado no periparto, uma vez que a maioria das vacas recém-paridas apresenta algum grau de hipocalcemia. Diante do papel fundamental que esse elemento desempenha sobre o processo de formação da queratina, isso se torna preocupante. Em um estudo recente, observou-se correlação positiva entre o crescimento da muralha e a dureza da sola com as concentrações de cálcio no pós-parto, ou seja, vacas que apresentaram níveis de cálcio sanguíneo abaixo do normal tiveram menor crescimento da muralha e uma sola menos dura.

Tudo isso ocorre, simultaneamente, em um período no qual as vacas se encontram com a imunidade comprometida, tornando-as menos competentes para responder de forma eficaz às enfermidades.

O tema “Influências do período de transição na qualidade dos cascos” será apresentado, durante a programação V Simpósio Internacional Leite Integral, pelo médico veterinário, mestre e doutor em Ciência Animal, Elias Jorge Facury Filho. O palestrante é professor da Escola de Veterinária da UFMG, nas disciplinas Clínica de Ruminantes e Medicina da Produção de Ruminantes. Além disso, participa do programa de pós graduação em Ciência Animal e trabalha com linhas de pesquisa nas áreas de período de transição de vacas leiteiras, doenças metabólicas, neuropatias em ruminantes, doenças parasitárias, fluidoterapia em bovinos, sistema locomotor dos bovinos, neonatologia e sanidade dos bezerros.

O V Simpósio Internacional Leite Integral acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, na Expo Unimed, em Curitiba/PR e terá como tema “Período de Transição – Os dias mais importantes da vida de uma vaca”.

Participe deste grande evento! Aproveite o desconto do segundo lote até o dia 28/02 e faça a sua inscrição! www.simposioleiteintegral.com.br.



3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIO NADER

BOTUCATU - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/01/2016

Sem dúvida e uma fase importante para saúde podal, mas pouco aceita ainda!

Constantemente faço uso da Técnica de casqueamento nessa fase em fazendas que entender a importância desse manejo nas suas propriedades, tendo resultados aceitáveis. Mas ainda encontro dificildade de aceitação nas propriedades menos tecnificadas.

Mesmo assim a minha missão é levar à essas pequenas empresas familiares esse conhecimento , mesmo que seja àrduo.
MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 30/07/2015

Olá pessoal,



Já estão abertas as inscrições para o Curso Online: "Manejo e alimentação de vacas em transição" com o instrutor Rodrigo de Almeida.



Neste curso você aprenderá a identificar os principais problemas que acometem as vacas nessa fase, como minimizar a ocorrência de distúrbios metabólicos e conhecerá as necessidades nutricionais das vacas neste período, de forma a oferecer a elas uma dieta adequada e balanceada para cada etapa, a fim de maximizar o seu desempenho produtivo e reprodutivo.



Para conferir a programação completa e garantir a sua vaga, acesse o link:

https://www.agripoint.com.br/curso/transicao/



Ou, entre em contato: cursos@agripoint.com.br / (19) 3432-2199
FRANCE ÂNGELO SOARES TAVARES

AMAZONAS - ESTUDANTE

EM 19/02/2015

Esse assunto é de grande relevância na para a produção de leite, principalmente na fase de transição.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures